Arte e Cultura No Sofá: Espaço Cultural IPO recebe a mostra “Woodstock 50”, durante a 17a. Semana Nacional de Museus

0
1356
Woodstock...Fui de Kombitiba-Eloir Jr.

João Batista Nunes/Curitiba

Em sua terceira participação em um evento oficial promovido pelo Ibram-Instituto Brasileiro de Museus, o Espaço Cultural IPO recebe a mostra cultural Woodstock 50, que homenageia o jubileu de ouro do mais conhecido festival de música mundial. A coletânea com curadoria do casal de artistas visuais Carla Schwab e Eloir Jr., retrata a psicodelia do movimento hipe, personalidades musicais, a música, a paz e demais manifestações alusivas a este festival, trazendo a história através das diferentes linguagens da arte e da pintura criadas pelos artistas: Ana Lectícia Mansur, Ari Vicentini, Bia Ferreira, Carla Schwab, Celso Parubocz, Eloir Jr., Gustavo Takahashi, Katia Velo, Kézia Talisin, Luciana Martins, Luiz Felix, Oswaldo Fontoura Dias, Roberto Mattar e Tânia Leal, que produziram trabalhos inéditos, imortalizando Janis Joplin, Jimi Hendrix entre outros, exteriorizando a história deste evento musical que marcou o ano de 1969. Cada obra conta com um QR Code (endereço eletrônico), com o qual o público poderá obter informações complementares a respeito dos artistas e dos trabalhos produzidos por meio do aparelho celular ou outro dispositivo móvel. A mostra acontece durante a 17ª Semana Nacional de Museus, que é uma temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.114 instituições de cultura oferecem ao público 3.222 atividades especiais, colocando a Instituição Museus e espaços culturais como núcleos de cultura, preservando o futuro das tradições.

Sobre o Festival de Woodstock

Há 50 anos, o festival mais conhecido do mundo foi realizado em Bethel, Nova York. Woodstock Music & Art Fair, aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, e representou o grande marco da contracultura da década de 1960.

Repleto de estrelas como Jimi Hendrix, The Who, Jefferson Airplane, Sly & The Family Stone, Santana, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival e Janis Joplin & The Kozmic Blues Band, o festival ainda se tornou documentário e tinha como premissa ser “uma exposição aquariana” através de “3 dias de paz, amor e música”

Woodstock…Fui de Kombitiba, de Eloir Jr.

Dissolução do Ego-obra de Gustavo Takahashi

Sobre o Espaço Cultural IPO:

Fundado há 4 anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR, e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde. Em 2017, durante as comemorações dos três anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas, lançou um livro artístico bilingue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.

Serviço No Sofá:

Exposição “Woodstosk 50” – 17a.Semana Nacional dos Museus/IBRAM

De: 10/05 a 13/06/2019 – Horário Livre

Local: Espaço Cultural IPO

Endereço: Rua Goiás, 60 – Água Verde

Térreo

41 – 3314-1500

Curitiba-PR

Entrada franca

Movimento Psicodélico, by Carla Schwab

Ari Vicentini apresenta o belo Retrato de Jimi Hendrix

Woodstock, Love Obra da minha querida confrade e amiga de longa data, Kátia Velo  

**** A tela de Jonis Joplin é de autoria da artista plástica Bia Ferreira

**** A exposição segue aberta até o dia 13 de junho e é um belo passeio pelo mundo dos sensacionais e delicados artistas plásticos que forraram os corredores do Espaço Cultural IPO, com esta bela homenagem a um dos maiores festivais de música dos nossos tempos. Adorei a exposição, estão todos de Parabéns!!!!!!