Assinado por João Nunes…

0
658



    O Governador Beto Richa e o homenageado Miguel Krigsner           Foto: NQM/Divulgação
                                  
                                       Miguel Krigsner é homenageado pelo Governo do Paraná

Empreendedor recebeu reconhecimento pela criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

O empresário Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário, recebeu nesta terça-feira (24) uma homenagem do Governo do Estado do Paraná por ter sido um dos inspiradores para a criação do Programa Bioclima Paraná, que objetiva a conservação e recuperação da biodiversidade do Paraná, intervindo de forma positiva, por meio de incentivos e novos mecanismos de proteção à natureza. 
Krigsner é o fundador da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, uma das primeiras instituições ligadas à iniciativa privada a investir na conservação da natureza. A instituição, com 21 anos de atuação no país, apoia projetos de outras organizações, mantém duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e realiza um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Projeto Oásis.
Além de Krigsner ter servido de inspiração, diversos profissionais da Fundação Grupo Boticário participaram no último ano de reuniões técnicas com a equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e com outras instituições, para ajudar a formatar o Programa Bioclima Paraná. 
Também foram homenageados Giem Guimarães, da Posigraf; Alfredo Lalia, do HSBC; Clóvis Borges, da SPVS; José Crema; e, Gabriel Campanholo (in memorian).
No evento, o Programa Bioclima Paraná foi oficialmente lançado com o apoio da Prefeitura de Curitiba, do Ministério do Meio Ambiente e do Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas. Ele prevê ações nas áreas ambiental e agrícola, estendendo-se também para o meio urbano. Para a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, o Programa Bioclima é fundamental para a conservação da biodiversidade paranaense, estado que ainda possui remanescentes de relevante importância biológica e alta fragilidade natural.
No mesmo dia também foi marcado o início do Encontro Internacional de Governos Sub-nacionais para  Biodiversidade que se estende até amanhã. Durante toda a reunião será discutido o papel dos governos subnacionais junto à CDB,  bem como serão compartilhadas informações sobre as iniciativas exitosas e práticas em andamento. 
A cerimônia aconteceu no Auditório Mário de Mari – FIEP e contou com a presença do Governador Beto Richa, prefeito Luciano Ducci, secretário executivo da ONU para Biodiversidade Sr. Bráulio Souza Dias, delegações da China, Japão, Coréia do Sul, Canadá, França, México, Índia, Senegal e Bélgica, representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, secretários de Estado, prefeitos, parlamentares, dirigentes de órgãos governamentais, entidades ambientais locais, representantes de ONG’s e segmentos da sociedade ligados ao meio ambiente, educação, agricultura, indústria e comércio.