AUTORIDADES NA ÁREA DA SAÚDE PRESTIGIAM LANÇAMENTO DO LIVRO “QUEIMADURAS”, NA UNISUL PEDRA BRANCA

0
464

Por Ana Lavratti, de Florianópolis/Especial No Sofá

O lançamento do livro Queimaduras: Atendimento Pré-Hospitalar, organizado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o cirurgião plástico Dilmar Leonardi, e pela doutora em Enfermagem e professora de Medicina da Unisul, Nazaré Otília Nazário, foi prestigiado por estudantes, colegas e autoridades na noite de quinta-feira, na Unisul Pedra Branca, em Palhoça. Entre os presentes estavam a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Dra. Maria Cristina Serra, o ex-presidente da SBQ, Dr. Flávio Nadruz Novaes, o Coordenador do Curso de Medicina da Unisul e ex-Secretário de Estado da Saúde, Dr. João Guizzo Filho, o presidente do Congresso Brasileiro de Queimaduras, Dr. Maurício Pereima, e o vice-presidente Sul da Associação Médica Brasileira, Dr. Murillo Ronald Capella.

     No Brasil, um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras a cada ano. “Quando o trauma envolve queimaduras, o prognóstico está diretamente associado à forma como foi prestado o primeiro socorro. Com um primeiro atendimento especializado e multiprofissional, é possível tanto amenizar o sofrimento do paciente nos momentos seguintes ao acidente quando reduzir as sequelas funcionais da vítima, daí a importância de disseminarmos e multiplicarmos estes conhecimentos”, avalia Dr. Leonardi.
     Organizado em 13 capítulos, o livro revisa o atendimento pré-hospitalar na atualidade, não apenas fornecendo informações técnicas, mas, também, abordando aspectos inerentes a qualquer serviço de urgência, como a história, a legislação, a ética e o cuidado humanizado. “Assim, a obra pretende contribuir e, quem sabe, oferecer elementos para se pensar na sistematização do atendimento pré-hospitalar das vítimas de queimaduras, sem esquecer que tão importante quanto a capacitação dos profissionais envolvidos é a conscientização da população para a prevenção destes traumas”, defende a autora, Dra. Nazaré.
     Dos acidentes envolvendo queimaduras no Brasil, dois terços são protagonizados por crianças, que passam a conviver com as sequelas, estéticas e funcionais, para o resto de suas vidas. “Isso justifica investimentos, parcerias e iniciativas cada vez mais maciças em campanhas de prevenção das queimaduras na infância, em especial porque, em 80,7% dos casos, um dos pais estava presente no local do acidente, mas não estava alerta para o risco daquela situação”, defende o presidente da SBQ.
    Dra. Nazaré Otília Nazário e o Presidente da SBQ- o Cirurgião Plástico Dr. Dilmar Leonardi no lançamento do livro Queimaduras

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here