Cida destaca reconhecimento internacional do Criança Feliz

0
129

Da Redação/No Sofá

A ex-governadora do Paraná Cida Borghetti, destacou o reconhecimento internacional do programa Criança Feliz. Segundo ela, o programa criado pelo governo federal para atender crianças na primeira infância, é “essencial e precisa ser ampliado para melhorar a vida das crianças brasileiras. O reconhecimento é mais do que merecido”.

O programa Criança Feliz, criado em 2015, é o único finalista brasileiro do prêmio do World Innovation Summit for Education (Wise) de 2019, cúpula de educação que ocorre no Qatar. O programa de visitas domiciliares tem o objetivo de quebrar o ciclo da pobreza e reduzir a desigualdade no Brasil. Em quatro anos, beneficiou 457.830 crianças e 84.756 mulheres grávidas.  A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Cidadania com o apoio de Estados e municípios. 

Cida Borghetti é considerada uma referência internacional no tema primeira infância. Em 2014, presidiu na Câmara Federal a comissão que redigiu o Marco Legal da Primeira Infância, a legislação mais avançada no mundo no atendimento às crianças de zero a seis anos e que serviu de base para o programa Criança Feliz. 

“Tive a oportunidade de assinar a adesão do Estado do Paraná ao programa. A atenção na primeira infância tem impacto direto no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças”, afirmou a embaixadora da Organização Mundial da Família (OMF).

“Estudos comprovam que o crescimento socioeconômico de um país e a redução da criminalidade ocorrem na proporção exata da proteção aos seus cidadãos no período inicial da vida. Ou seja, investir na Primeira Infância é o caminho para a formação de cidadãos de bem e de uma sociedade mais justa e igual”, ressaltou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here