Em busca da mãe, Nachtergaele no palco do Teatro do Sesc em Porto Alegre

0
255

matheus

Foto: Fábio Seixo/O Globo

De Porto Alegre/Metro

Toda a poesia já carrega, em si, uma certa dose de emoção. Mas, para Matheus Nachtergaele, esse sentimento à flor da pele durante o espetáculo “Processo de Conscerto do Desejo”, que estreia hoje na programação no Porto Alegre Em Cena.

O título mistura propositalmente as palavras conserto e concerto, fazendo referência a música e à construção de um personagem. “Quero consertar meu desejo num concerto”, avisa o artista.

Na peça o ator e diretor recita textos da mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu três meses após seu nascimento, em 1969. “Desde criança, eu me sentia filho de uma poeta”, afirma Nachtergaele. “Ela era sensível, pré-feminista, com textos muito profundos e ao mesmo tempo com autoironia”, completa.

A ideia do espetáculo é antiga. Contudo, Nachtergaele acredita que a homenagem à mãe veio no momento certo e tem servido como um processo de autoconhecimento. “Consegui jogar luz no que era escuro. É uma cerimônia feita para celebrar a permanência das coisas na gente, para falar sobre o poder da ternura em um tempo de capitalismo desenfreado”.

Além de apaixonada pela escrita, Maria Cecília também gostava de violão. Por isso, o ator divide o palco com os músicos Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino).

SERVIÇO:

De hoje a quarta, às 20h

R$ 80,00, com meia entrada      

Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here