Festival de Curitiba 2020: Festival Online apresenta texto inédito de Antunes Filho

0
134

Antunes Filho: $odoma \G/omorra

{ TRANSMISSÃO } de Luiz Päetow

Em parceria com o Sesc-SP, a obra audiovisual estreia em uma transmissão ao vivo, concebida e dirigida por Luiz Päetow, no Festival Online

Inicialmente, em seu formato tradicional (pré-pandemia), o Festival de Curitiba apresentaria duas sessões de “Sodoma & Gomorra”, denominadas {tubos de ensaio I & II}, cujo objetivo era inaugurar os processos criativos do espetáculo inédito. Agora, em sua versão digital, o Festival realiza esta transmissão, que transcende as molduras convencionais do teatro. Com ela, o público terá acesso a uma fruição inesperada das artérias cênicas pesquisadas pelo visionário diretor Antunes Filho (1929-2019), a partir de sua peça inédita Sodoma & Gomorra.

A estreia em transmissão ao vivo pelas redes sociais do Festival de Curitiba e do Sesc-SP será no dia 20 de setembro, as 21h30, gratuitamente.  O Festival online segue até dia 24, com bate-papo sobre teatro, live do Grupo Triii”, sessão especial do projeto Teatro Vivo em Casa, com a peça “Maternagem” e a oficina “Compor a Cena”, com Paulo Moraes da Cia Armazém. Todas as são gratuitas.  Os shows, o bate papo e a oficina terão tradução em libras.

“Antunes Filho: $odoma \G/omorra” é um projeto secreto (de 1998) sonhado por Antunes em parceria com Päetow, mas que, devido à sua laboriosa gestação, nunca chegou a ser ensaiado. No último diálogo que tiveram, Antunes entregou-lhe um texto “inacabado” (já que, de acordo com seus notórios, longos processos criativos, somente chegaria à versão definitiva, quando fosse retrabalhado em cena) com a seguinte dedicatória: “Päetow, só você consegue encenar esta peça. Eu te amo! Antunes Filho”.

Há um ano começaram os esforços para concretizar este sonho, após 22 anos! Diante das inúmeras transformações sócio-científico-políticas transcorridas, fez-se urgente “reiventarmos” a obra. De fato, uma reinvenção, no sentido mais profundo, e leal, do termo, pois a meta essencial adquiriu ainda mais potência: investigar o nosso tempo neste espanto apocalíptico: pandemia e confinamento, dignos de Sodoma & Gomorra. A dramaturgia de Päetow autopsia rastros contemporâneos de passagens bíblicas escritas por Moisés (“Gênesis”) e João de Patmos (“Apocalipse”).

O primeiro ator a unir forças foi Matheus Nachtergaele, convidado para encarnar a personagem-protagonista. Tendo em mente a pulsante rediscussão do papel dos artistas na sociedade brasileira, o elenco se completa com outras vozes importantes: Grace Passô, Cacá Carvalho, Christian Malheiros, Elisa Ohtake, Jé Oliveira, Fabiana Gugli, Rodrigo Bolzan, Gabriela Flores, entre outras.

A concepção audiovisual explora os alicerces da gramática teatral, ao unir reflexão (a gênese nos bastidores) e catarse (o jogo imprevisível perfura o palco impenetrável): o teatro “efêmero” & o “ensaio” perpétuo. Tal fricção entre tempo & espaço (força motriz da Humanidade) solicita uma criação que nos desmonte e que se desmonte. Este é o projeto de Päetow, resultante de suas práticas teatrais com Antunes.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores  Festival de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é patrocinado pelo Ebanx, Vivo, Uninter, Renault do Brasil, Continental, Banco RCI Brasil, Junto Seguros, Copel – Pura Energia, Sanepar, Governo do Estado e GRASP. O Programa Guritiba é apresentado por New Holland, com patrocínio de Novozymes e Fibracem. Acompanhe as informações e novidades do Festival de Curitiba e de seus apresentadores, patrocinadores e apoiadores pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e Twitter @fest_curitiba.

Ficha Técnica

Artistas participantes : Matheus Nachtergaele, Grace Passô, Christian Malheiros, Jé Oliveira, Gabriela Flores, Elisa Ohtake.
Direção de fotografia : Julia Zakia

Edição e mapeamento de vídeos : Ivan Soares

criação, roteiro, produção e direção geral : Luiz Päetow

Duração: 30 minutos.

Programação:

18/09, às 20h – “A Atuação do Espectador Teatral”. Bate-papo teatral com convidados especialistas no assunto e mediação de Carol Scabora

19/09, às 16h – Show Online “Miudinho – Grupo Triii” 

19/09, às 20h – Teatro Vivo em Casa – Sessão Especial: “Maternagem”

20/09, às 21h30 – “Antunes Filho : $odoma \G/omorra { TRANSMISSÃO } de Luiz Päetow”

21/09 a 24/09 das 20h às 22 – Curso “Compor a Cena”, com Paulo Moraes da Cia Armazém

*Todas as ações feitas de forma online e serão gratuitas.

Perfumes Importados de Qualidade – (41) 8500-2525