Gastronomia: Dia Internacional do Leite com receita de pudim da Rede Deville

0
845

Na próxima segunda-feira, dia 24 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Leite. São muitas as delícias preparadas com o ingrediente, mas o Deville Prime Porto Alegre tem uma receita que está entre as preferidas dos hóspedes e clientes: o famoso pudim de leite assinado por José Antônio Lorenci, chef pâtissier da unidade. “É impossível quem já se hospedou aqui conosco não se apaixonar pelos mini pudins do chef. Tanto é que para atender a demanda, diariamente são feitas 300 unidades que são servidas desde o café da manhã no hotel”, explica André Machado, gerente geral do Deville Prime Porto Alegre.

A receita autoral vem sendo moldada desde 1977, tendo como base a receita clássica. José Antônio começou a trabalhar em uma confeitaria alemã com apenas 14 anos. Depois se profissionalizou e seguiu carreira, estando há sete anos na Rede Deville. Segundo ele, além da temperatura do forno, o segredo é muito amor e carinho. “A temperatura mínima do forno é o que vai garantir o cozimento por igual e sem bolinhas. Se a temperatura do forno estiver muito alta, o caramelo irá “ferver” e a massa irá absorver, fazendo com que ele seja incorporado à massa e muitas vezes criando as bolinhas”, explica.

A receita precisa ficar 1 hora em forno caseiro e 2h50 no industrial. Depois é preciso mais algumas horas na geladeira para o caramelo secar. Outra dica: para os intolerantes à lactose, a receita também pode ser feita com leite e leite condensado sem lactose, já que o que dá o ponto são os ovos.

Para quem quiser fazer em casa, segue a receita feita diariamente no Deville Prime Porto Alegre:

Receita do Pudim Deville

Ingredientes:

1 Kg de açúcar

200 ml de água

1,950 Kg de leite condensado

1,5 L de leite

0,750 g de ovo pasteurizado ou 11 ovos grandes

Rendimento:

50 unidades (mini) ou 3 formas redondas com furo (21 cm)

Preparo:

  1. Com o açúcar e a água, faça o caramelo e em seguida caramelize as formas e reserve (sugerimos que seja em geladeira);
  2. Misture o leite condensado, o leite, os ovos em um recipiente alto (bowl) e bata com a batedeira na velocidade mínima para não criar espuma! Se preferir, pode-se bater também delicadamente com um fouet;
  3. Preencha as formas já caramelizadas, coloque a forma em banho maria e leve ao forno para assar em temperatura de 95°C por 2h50 (isso para forno industrial).

No caso de preparo em casa, pode pré-aquecer o forno por uns 10min em temperatura mínima e colocar a forma em banho maria para assar por 1h.

**o segredo do pudim está na temperatura do forno!

  1. Após o cozimento, retire, deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por +/- 3 horas.
  2. Desenforme, decore a gosto e sirva

Deville Prime Porto Alegre

Situado a apenas 800 metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o Deville Prime Porto Alegre está a 15 minutos do centro da cidade e na principal via de acesso à região industrial e ao Vale dos Sinos. Com um ambiente moderno, infraestrutura completa e serviços diferenciados, o hotel é ideal para aqueles que viajam a lazer ou a negócios. Entre os atrativos estão o Centro de Convenções, a academia, o Restaurante Ventanas, a piscina e a quadra de tênis.