Muito Chique: Arquitetura inspirada em Moda

0
146

J’adore – Um tributo ao estilista Rui Spohr

Fotos: Eduardo Liotti/No Sofá

Rui Spohr, falecido em abril desse ano, completaria 90 anos em novembro de 2019. O mestre da alta costura no RS ganha na Mostra EliteDesign 2019 um ambiente em sua homenagem, assinado pelo arquiteto Henrique Steyer denominado de J’adore.

O ambiente apresenta obras de ilustres artistas. Na tela ‘As Mulatas’, pintada a óleo por Di Cavalcanti em 1972, toda a beleza feminina representada. Seguido da chaise original Longue Rio, desenhada por Oscar Niemeyer, que revela sinuosas curvas. O ambiente conta ainda, com três obras de Pablo Picasso com gravuras em metal, chancelados pelo Museu d’Orsay e pela Christie’s. A escolha das obras do artista espanhol são alusivas ao período em que Rui viveu na Europa.

Outro destaque em J’adore é uma lareira com mais de quatro metros de comprimento toda revestida com quartzo.

Apresenta também mais de 10 toneladas de marcenaria com paredes e forro formando uma linha sequencial de arcos que representam os anos de trabalho Rui na moda.

O local abriga 60 m² quadrados de espelho e cem m² de um único tapete personalizado, ambos, os maiores já feitos para uma mostra de arquitetura no Brasil. No espaço, um lustre art nouveau ganha destaque, alusivo ao estilo decorativo que inspirou Rui no período em que ele viveu na França. O espaço traz ainda, duas estátuas de bronze datadas do início do século 20 que vieram de Paris. O público também vai poder apreciar o Kimono centenário japonês que ficava na sala VIP do estilista gaúcho e que representa o japonismo, movimento no qual Rui teve grande apreço. Uma mesa de jacarandá seguida de luminárias vindas da Itália da marca Flos, são apresentadas com exclusividade no local.

Sofás em destaque

Em parceria com a Leffa Estofados, J’adore apresenta um conceito de alta costura em estofaria. Para o ambiente foram desenvolvidos duas peças. Uma delas em tecido fendi, medindo sete metros de comprimento na sua totalidade, com design autoral.

O destaque deste estofado, está nas gomos de matelassê costurados individualmente em um rico e exclusivo trabalho artesanal. Detalhes em aço inox dourado nas laterais contemplam os acabamentos com almofadas em formato de bola, transmitindo elegância.

O segundo sofá que compõe o ambiente é curvo. E traz uma estrutura de aço inox dourado, assento em couro preto, contendo dois encostos em pele natural de python e o outro de pirarucu, ambas peles certificadas pelo Ibama, garantindo uma atmosfera de exuberância ao projeto.

Eventos

Amanhã, dia 07 de novembro, quinta-feira, 19hs, acontecerá um dos pontos altos desta linda homenagem ao estilista junto a Mostra EliteDesign 2019. Um bate-papo com a temática Moda e Arquitetura com a presença de Xico Gonçalves – amigo e pupilo do estilista – juntamente com a viúva de Rui, Doris Spohr. O evento, aberto ao público visitante da mostra, será mediado pelo arquiteto Henrique Steyer. O dia promete ser um encontro de muita emoção por conta da presença das musas do estilista, clientes, amigos, familiares e convidados da imprensa.

Doris Spohr – viúva do estilista Rui Spohr, estará presente ao destacado evento

Serviço No Sofá:

Mostra EliteDesign 2019

Mais de 40 ambientes para visitação
Até 24 de novembro de 2019. Local: Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre, localizado na R. João Moreira Maciel, 470 – Marcilio Dias, Porto Alegre.

Funcionamento e horários: De quinta à sexta-feira, das 15 às 21h. Sábados, domingos e feriados do meio-dia às 21horas.

Ingressos: pelo site www.blueticket.com.br por R$ 40,00. Durante todo o período da mostra ficará aberta uma bilheteria no local à disposição do público visitante. Pessoas com mais de 60 anos e estudantes meia-entrada. Mais informações acesse http://elitedesign.art.br/mostra/. Telefone Whatsapp de contato: 51 98422 0050

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here