Sucesso On Line: Encontro da BPW Curitiba discute saúde física e mental das mulheres em função do isolamento social

0
96

Em evento inédito e pela primeira vez no formato on-line, a BPW Curitiba – Business Professional Women realizou o painel “Mulher e Saúde Plena – Desafio em 2020”, uma abordagem sobre a saúde física, mental e o fortalecimento feminino neste momento que o mundo vive recluso em função do Covid-19.

O evento aconteceu no dia 25 de março, em comemoração ao mês da mulher, e foi realizado por todas as BPW’s do Brasil. Em Curitiba, o painel foi conduzido pela diretora de Comunicação e Marketing da BPW Curitiba, Juliana Karam, com a participação da presidente da entidade, Birgit Keller Marsili, da associada Adelaide Giacomazzi e da community manager da Distrito – Inovação para Startups da FAE Business School, Helena Merck, e teve a participação de 35 mulheres, entre elas, a presidente da BPW Brasil, Margarida Yassuda.

A presidente da BPW Curitiba abriu o evento e destacou a definição do conceito de saúde da Organização Mundial da Saúde – OMS. “Saúde não é apenas ausência de doença, mas é o bem-estar físico e mental. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça também relaciona saúde plena com a ausência de sofrimento físico, moral, social, econômico, social e mental”, lembrou. Birgit, que também é professora universitária de curso de Educação Física, falou da importância de fazer exercícios físicos neste período de reclusão, como rotina, e a importância da alimentação de qualidade da família.

A master coach e Mestre em Educação e Novas Tecnologias, Adelaide Giacomazzi, ressaltou a imensa quantidade de informações pelos veículos de comunicação e redes sociais, por exemplo. Segundo ela, a primeira coisa a se pensar é saber lidar com as informações e ter um objetivo claro para filtrá-las. “O objetivo depende de cada um, que deve se planejar ou aproveitar para descansar. É um momento para se cuidar, refletir, e uma oportunidade para fazer uma série de coisas. Tem que haver disciplina e comprometimento para tudo isso”, argumentou. E sobre gerenciar nosso tempo livre em casa, Adelaide aconselha a “ouvir” primeiro o nosso corpo para saber o que ele quer. Um dos grandes desafios do futuro, segundo ela, é saber o que fazer com o nosso tempo.

Para a community manager da Distrito, Helena Merck, a tecnologia e a saúde podem andar juntas. “As ferramentas digitais vêm para salvar a gente. São inúmeras e para todo mundo tem uma versão free. A tecnologia ajuda a organizar as atividades e facilita nossa vida. Essa quarentena está oportunizando isso para nós”, afirmou. Segundo Helena, uma dica para quem trabalha em home office em função do isolamento social é manter a rotina do trabalho como no escritório. Ela alerta ainda sobre o home office, que nos faz perder a noção do tempo e trabalhar mais.

**** A coluna No Sofá de João Nunes parabeniza a Presidente da BPW Curitiba- Birgit Keller Marsili (foto acima) e também a todas as envolvidas pelo evento que foi um sucesso. Parabéns pela iniciativa e dizer que estamos sempre de portas abertas para esta entidade de tão prestígio para a nossa sociedade. Parabéns!