Verão 2019 – Lugares Sensacionais: conheça o Morro dos Conventos, no sul catarinense

24
1572

Vista do Morro dos Conventos-Santa Catarina

Foto: Divulgação/Makito- Santur/ No Sofá

Paredões com mais de 80 metros de altura, dunas, restinga, um rio de águas claras e o mar. Todas essas imagens formam o Balneário de Morro dos Conventos, localizado no município de Araranguá, no extremo sul catarinense. A paisagem natural, aliada a uma boa infraestrutura de hospedagem, atrai tanto turistas que buscam um final de semana tranquilo quanto os que preferem a prática de esportes radicais. Frequentado mais por gaúchos, por estar bem próximo a Porto Alegre, o destino é ainda pouco conhecido dos paulistas, mineiros e cariocas.

O local mais procurado é o alto do Morro dos Conventos, cartão postal da cidade. O mirante oferece uma vista perfeita das dunas, da beira da praia e do encontro do rio Araranguá com o mar. O farol da Marinha, com 8 metros de altura, além de utilizado para a navegação, decora ainda mais o cenário.

Existem duas hipóteses pra a origem do nome de Morro dos Conventos; a primeira remonta à possível existência de uma comunidade jesuíta no local e a outra está relacionada à formação rochosa que, observada de longe, lembra um mosteiro.

Os paredões rochosos não servem apenas como paisagem. As falésias permitem a prática de esportes radicais como rapel, escalada e voo livre. Além disso, os aventureiros podem caminhar pelas dunas e percorrer trilhas que contornam os costões. O rio ainda pode ser aproveitado para esportes náuticos como jet ski e windsurf.

O turista que preferir um passeio mais tranquilo pode conhecer o distrito de Hercílio Luz. Colonizado primeiramente pelos açorianos, a região deu origem ao município de Araranguá e ainda hoje guarda traços dessa cultura, com destaque para o artesanato. Usando fibras vegetais, os moradores confeccionam bolsas, esteiras e bonecas.

O acesso ao distrito, partindo do Balneário Morro dos Conventos, começa com a travessia de balsa pelo Rio Araranguá. Patrimônio histórico da região, o rio encanta pela cor de suas águas que alternam entre o verde e o azul, de acordo com a ação do vento. A estrada de chão batido, mas com boa condição de tráfego, leva também ao Balneário das Ilhas, uma antiga colônia de pescadores contornada pelo rio e pelo mar.

A formação cultural do município é diversificada, com destaque para os descendentes de imigrantes açorianos que chegaram a Santa Catarina no século XVIII, e os imigrantes europeus, principalmente italianos.

Todas essas opções de lazer estão a apenas 10 km do centro de Araranguá, localizada às margens da BR 101, entre as capitais Florianópolis e Porto Alegre. Conhecida como “Cidade das Avenidas”, devido ao traçado de suas ruas, Araranguá possui cerca de 60 mil habitantes.

COMO CHEGAR:

De avião, desça em Florianópolis, alugue um carro e pegue a BR 101 em direção a Porto Alegre; ao entrar em Araranguá, basta seguir cerca de quatro quilômetros até Morro dos Conventos. Outra opção aérea é tomar um voo até Criciúma e, de lá, seguir para Araranguá. São menos de 60 quilômetros até o destino. De São Paulo, há ônibus diários até Araranguá com saídas do Terminal Rodoviário do Tietê. De Porto Alegre, há ônibus diários com saídas da Rodoviária da capital gaúcha até Araranguá.

ONDE FICAR:

A cidade de Araranguá possui vários meios de hospedagem: No Sofá dá duas dicas:

Hotel Caverá Country Park www.caveracountry.com.br/

Hotel Morro dos Conventos www.hotelmorrodosconventos.com.br/

Mais informações – www.ararangua.sc.gov.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva/ Qual Viagem

 

24 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here