VINHO:REVISTA BRASILEIRA DE VITICULTURA E ENOLOGIA

0
97

Prazo para inscrever artigos inéditos está se esgotando

 Trabalhos sobre Enologia, Viticultura, Enoturismo e Gestão podem ser inscritos até 10 de abril

Dia 10 de abril encerra o prazo para pesquisadores e profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho inscrever trabalhos técnicos na 12ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. Em 11 edições, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) publicou, por meio da revista, 137 artigos inéditos, preenchendo uma lacuna quanto a oferta de conteúdo diferenciado para a qualificação do setor. Os trabalhos podem ser enviados pelo e-mail revista@enologia.org.br. As normas de publicação estão disponíveis no site https://www.enologia.org.br/revista/normas/.

Vitrine internacional para pesquisadores que buscam publicar seus estudos tornando-se referência no meio, a revista reúne trabalhos de Enologia, Viticultura, Enoturismo e Gestão, avaliados por uma Comissão Organizadora e Editorial, formada por pesquisadores e enólogos.

Única publicação técnico-científica do Brasil no setor, a revista será apresentada durante a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, no dia 26 de setembro, em Bento Gonçalves (RS). Ao promover a pesquisa, oportunizando aos profissionais o acesso a novos estudos, a revista passou a ser referência no Brasil e no exterior, devido a qualidade dos artigos que trazem conteúdos relevantes para a prática do enólogo. Atendendo a demandas de conhecimento, os temas trazem novas visões em torno de assuntos atuais, priorizando o ineditismo.

Lançado pela ABE em 2008, o projeto tem o propósito de promover a aproximação de seus associados de estudos recentes capazes de auxiliar na atualização dos que atuam no setor. O presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, destaca que a qualificação dos enólogos sempre será prioridade da entidade. “A busca pelo conhecimento nunca se esgota. E nós, que temos como missão transformar a uva em vinho, temos o desafio de superar os obstáculos que a natureza nos impõe. A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia informa, compartilha conhecimento, aponta novos rumos, mostra novas descobertas”, destaca.

Com periodicidade anual e tiragem de 2,5 mil exemplares, a revista é distribuída entre o público da Avaliação Nacional de Vinhos e associados da ABE. Universidades, escolas e associações de enólogos de outros países, bem como institutos de pesquisa e demais instituições de ensino, também recebem a revista. A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é orientada pelo editor-chefe Dr. Alberto Miele e pelo editor Dr. Luciano Manfroi. O PDF das edições anteriores pode ser acessado no site https://www.enologia.org.br/revista/downloads/1.

Comissão organizadora

Daniel Salvador, Dr. Alberto Miele, Dr. Luciano Manfroi, Edegar Scortegagna, Carlos Abarzúa, Christian Bernardi, Dra. Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Juliano Perin.

 Comitê editorial

Dr. Alberto Miele (Editor-Chefe), Dr. Luciano Manfroi (Editor), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi.