A exposição temática rica nos detalhes egípcios fica em cartaz até o mês de agosto de 2016
Por Emanuelle Spack
Curitiba é uma cidade que encanta pela beleza, pela vasta área verde, pelo clima agradável, pelos parques e também pela ampla área cultural com espaços dedicados aos mais diferentes trabalhos artísticos.
Na Ordem Rosacruz AMORC é possível conhecer a cultura egípcia antiga visitando o Museu Egípcio que está localizado no Bosque Rosacruz, no bairro Bacacheri.
Quem mora em Curitiba ou quem estiver passeando pela cidade poderá visitar a exposição Nascimento, Vida e Morte no Egito Antigo, que fica aberta até o mês de agosto. Nela o visitante poderá conhecer cerca de 200 objetos que representam a cultura egípcia em seus diversos segmentos. “Para organizar as exposições egípcias nós escolhemos um tema de acordo com o nosso acervo, realizamos pesquisas para a produção de material de apoio, classificamos a apresentação dos temas para os visitantes pensando no percurso da exposição, que assuntos trataremos primeiro e depois as peças são selecionadas de acordo com este percurso”, conta Vivian Tedardi, supervisora cultural da Ordem Rosacruz em Curitiba.
Cada legenda é pensada avaliando o objeto a ser exposto de acordo com o tema da exposição. Hoje, com os recursos tecnológicos disponíveis, os visitantes do museu podem fazer pesquisas por assuntos e imagens nos Tablets que estão acessíveis para este fim. Outro detalhe novo desta exposição é um vídeo que mostra a reconstrução facial da múmia Tothmea, a peça mais importante do Museu Egípcio, que possui cerca de 2700 anos e está na coleção do museu desde 1995.
No Museu Egípcio há réplicas fieis de objetos relacionados ao Antigo Egito cujos originais são conservados no acervo de diversos museus europeus, egípcios e norte-americanos. Esses objetos relacionam-se a muitos aspectos da vida daquele povo, assim como à sua organização social, sua religião e sua política.
As exposições apresentam suas peculiaridades, Nascimento, Vida e Morte no Egito Antigo, em especial, demonstra o nascimento e a infância no Egito, os ofícios realizados, a crença religiosa e a relação dos egípcios com a morte através do processo de mumificação. “Há também a réplica de uma capela funerária na qual está exposta a múmia Tothmea. As pinturas desta sala são idênticas as realizadas pelos antigos egípcios durante o período do Reino Novo”, explica Vivian.
Não perca a chance de enriquecer seus conhecimentos sobre uma civilização da antiguidade que marcou sua história. A exposição é pensada para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre o Egito Antigo, para aqueles que são curiosos, para aqueles que se identificam com esta cultura, para aqueles que gostam de visitar museus, para aqueles que gostam de ir em exposições e para você.
Serviço:
Evento: Exposição “Nascimento, Vida e Morte no Egito Antigo”
Data: até o mês de agosto de 2016.
Local: Museu Egípcio Rosacruz – AMORC
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.
Entrada: Franca
Horário: de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h:30 e aos sábados das 14h:30 às 17h:00.
Mais informações: http://urci.org.br/museuegipcioerosacruz/
História e tradição milenar em Curitiba: http://urci.org.br/historia-e-tradicao-milenar-em-curitiba/
Fotos: Divulgação/No Sofá