EXPOSIÇÃO REVELA O BRASIL POR MEIO DO FUTEBOL

0
1099

A exposição BRASIL um país um mundo estará presente em todas as cidades-sede da Copa do Mundo
João Nunes/Jornalista/No Sofá
DRT-7277-PR
O futebol é a paixão do torcedor brasileiro como um fenômeno multifacetado, que incide diretamente na formação da brasilidade. Esta é a premissa da exposição “BRASIL um país um mundo”, que abriu para o público na quarta-feira, dia 8 e ficará até 3 de fevereiro, das 10h às 19h, com entrada franca.
A exposição traz um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do nosso futebol, entre objetos, fotos, vídeos, instalações interativas que também mostram como o futebol permeia as mais diversas áreas de conhecimento. O acervo é composto de relíquias que levam o visitante numa viagem pelo tempo até os anos 30, reunindo camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras. Brasília foi a primeira capital a receber a exposição, que integra a Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, e que rodará, até julho, pelas demais cidades-sede da Copa.
O futebol e a identidade brasileira:
“Peças raras e exclusivas vão ilustrar não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento,” diz o jornalista Ricardo Corrêa, curador da exposição. Ana Gonçalves, diretora da Footwise, idealizadora do Brasil um país um mundo, diz que a exposição foi pensada de maneira a forma de contar a história do Brasil por meio do futebol: “O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país”.
Patrocinada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste e apoiada por Rede Anhanguera, Revista Placar e Getty Images, BRASIL um país um mundo será dividida em eixos temáticos. No segmento Paixão, Diversidade & Sagrado, vídeos, objetos e fotos mostram as mandingas, as promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro que são invocadas pelo torcedor — o visitante poderá gravar um depoimento de 30 segundos para registrar no site do projeto seu amor pelo esporte.
Na seção Tecnologia, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios, os placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada nas chuteiras e bolas) e de cobertura midiática. O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmento História, que documenta as emocionantes excursões do Santos de Pelé e da Canarinho durante a Guerra de Biafra, na Nigéria, e a Guerra do Haiti. Em Moda, o recorte e o estilo dos uniformes de futebol nas várias décadas desde o século XIX são analisados.
Monte sua seleção:

Os visitantes vão participar de um quiz que colocará à prova seus conhecimentos futebolísticos: montar a seleção brasileira de todos os tempos. Para isso, o público poderá escalar, dentre todos os jogadores que já disputaram uma Copa pela seleção, seus 11 atletas preferidos. Neste ambiente,totalmente dedicado à interatividade, fãs de futebol de todas as idades também se divertirão com jogos da infância de diferentes gerações de apaixonados por futebol — desde futebol de botão até a tecnologia Kinect que equipa os mais modernos videogames.
Valorização do futebol brasileiro:

O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do site www.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas, com intuito de orientá-los como agentes multiplicadores, replicando um legado de conhecimento – e reconhecimento – da cultura do futebol aos jovens estudantes brasileiros.  
Outro objetivo do projeto, que tem parceria com entidades como a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil — ACMB e a Fundação Cafu, é valorizar a memória dos campeões mundiais do país. Por isso, semanalmente em cada exposição, um campeão mundial estará no local e lembrará junto com o público das glórias da seleção.
A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede terão um espaço exclusivo em cada cidade que receberá a exposição, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.
No Sofá divulga abaixo as próximas temporadas da exposição:

Curitiba: 07/01 a 03/02
Salvador: 10/01 a 06/02
Recife: 06/02 a 06/03
Porto Alegre: 23/02 a 22/03
Natal: 26/02 a 25/03
Fortaleza: 31/03 a 28/04
Belo Horizonte: 13/04 a 10/05
Cuiabá: 14/04 a 07/05
Manaus: 05/06 a 30/06
São Paulo: 09/06 a 15/07
Rio de Janeiro: 11/06 a 14/07

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here