Cultura No Sofá: PANDEIRADA COM MUITOS RITMOS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

0
1164

    Foto: Tacy Correa/No Sofá



PANDEIRADA COM MUITOS RITMOS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Aparentemente simples, o popular pandeiro domina a cena em show com solos de três renomados percussionistas  
 A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 25 a 27 de junho, o show Pandeirada Brasileira, com os percussionistas Vina Lacerda, Caíto Marcondes e Marcos Suzano. O projeto é raro, pois enfatiza um só instrumento de percussão, o pandeiro, justamente aquele que passa a falsa ideia de ser o mais simples, por ser fácil de carregar e corriqueiro em rodas de choro. Acompanham os solistas, os músicos Glauco Solter (contrabaixo), Gabriel Schwartz (sopros), André Prosdóssimo (violão), Sérgio Justen (teclados) e Julião Boêmio (cavaquinho).
Pandeirada Brasileira é o desdobramento do método de mesmo nome criado por Vina Lacerda a partir de pesquisa sobre o pandeiro, iniciada em 2013, como forma de incluir o instrumento, para além do gênero “chorinho”, na modernidade da música instrumental. No show, são visíveis as influências de ritmos do mundo (no pandeiro de Caíto Marcondes) e da eletrônica (no trabalho de Suzano). Apresentado pela primeira vez em Curitiba em 2010, no Teatro do Paiol, o show também é marcante pela execução de uma obra pouco executada: o Concerto para Dois Pandeiros e Orquestra de Cordas, de Tim Rescala.
Os solistas:

Caito Marcondes é percussionista, compositor e arranjador. Participou do grupo PéantePé e, mais recentemente, da Orquestra Popular de Câmara. Realizou shows e gravações com Marlui Miranda, Zeca Assumpção, Heraldo do Monte, Nelson Ayres, Milton Nascimento, Francis Hime, Paulo Moura, Chico Cesar, Duofel, Rita Lee, Ná Ozzetti, Joyce e Monica Salmaso. Seu primeiro CD tem participação do quarteto de cordas americano Turtle Island e do trombonista François de Lima. Em 2002, lança CD com o violinista Tracy Silverman. Seu último CD, Auto-retrato, de 2004, tem participações de Mônica Salmaso e Marlui Miranda.
Marcos Suzano é um dos mais conhecidos panderistas do país. Tocou e gravou com artistas importantes como Paulo Moura, Djavan, Zizi Possi, Marisa Monte, Gilberto Gil, Lenine, Benjamim Taubkin e Água de Moringa. Participa dos grupos Aquarela Carioca, Pife Muderno, de Carlos Malta, e Trio 3-63, com Paulo Braga e Andréa Ernst Dias (2009). Nos seus CDs solo, trouxe usos inovadores para o pandeiro, intensificando a batida samba-funk e a utilização de sons mais graves.
Vina Lacerda é professor de percussão do Conservatório de MPB de Curitiba e percussionista do Mano a Mano Trio. Integrou as orquestras de Sopro e de Cordas do Conservatório. Possui dois livros editados:Pandeirada Brasileira e Pandeirada Brasileira Pocket Edition. O projetoPandeirada Brasileira foi apresentado em universidades e festivais de música no Brasil e em países como Portugal, Itália, Holanda, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Peru.

Serviço No Sofá:


Show: Pandeirada Brasileira
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 25 a 27 de junho de 2014 (quarta a sexta-feira)
Horário: quarta-feira a sexta-feira às 20h
Ingressos: Vendas a partir de 21 de junho. R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (2 para cadeirantes)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here