Design: Cama Origem Reveev é mais um destaque do design nacional

0
41

Foto: Cama Origem/ Foto: Marcelo Stammer/No Sofá

Lançamento da Reveev aconteceu durante a CASACOR Paraná

A Reveev, marca catarinense de camas e colchões com sede em São Bento do Sul, lançou a Cama Origem, uma das estrelas da sua coleção 2022. O design é assinado pelo arquiteto Felipe de Medeiros e pela designer Susane Raiter. “Com linhas curvas e uma proposta orgânica, ela representa bem a personalização e a excelência nos detalhes que podemos oferecer”, conta Klaus Diether Glatz, CEO da Reveev. A altura mais baixa da cama acompanha as tendências internacionais, sem deixar de lado o conforto já que sua estrutura é feita para receber os colchões premium da Reveev. “Mesmo com um colchão mais alto, a base permite colocar a roupa de cama sem dificuldades. Já as laterais curvas da cabeceira deixam a peça mais aconchegante”, conta Susane. Para ela, outro destaque é o encosto, que recebeu tecido estofado para permitir um tempo de leitura e televisão com conforto.  

Além de design moderno, a cama possui muita tecnologia, uma característica da Reveev, com carregador por indução, entradas USB e fita LED dimerizável, sensível ao toque.

Klaus Diether Glatz- CEO Reveev              Foto: Patricia Amancio/No Sofá

Susane Raiter e Felipe de Medeiros                         Foto: Kelly Knevels/No Sofá

Cama Origem

Lembrar de onde viemos para aceitar o novo com um olhar mais aberto. Foi o resgate dos antepassados a fonte para conceber a Cama Origem. “A cama traz uma lembrança imediata à ligação de Joinville – nossa cidade natal – e São Bento do Sul, onde a Reveev foi fundada. Entre esses dois pontos está a Serra Dona Francisca, uma sinuosa estrada, entre áreas de mata Atlântica preservada e paisagens inspiradoras. Construída por imigrantes alemães, a Serra é um belo resgate de nossos ascendentes, com casas enxaimel, restaurantes com culinária típica e pequenas propriedades com muita história para contar. Foi assim, percorrendo as curvas da estrada, e olhando para o princípio das coisas, que os primeiros traços da Cama Origem nasceram”, conta Felipe, que já desenhou peças em projetos de clientes, e celebra a oportunidade de assinar um móvel que será colocado em linha. Para ele, a Reveev é sinônimo de qualidade. “Acredito muito no produto pelos detalhes e qualidade, principalmente após conhecer o processo fabril dos colchões, das camas e cabeceiras. Minha admiração e relação com a marca se estreitou, pois ela oferece mais que um produto. Oferece um conceito bem executado para os clientes”, completa Felipe.

Design Catarinense

Não é de hoje que o design catarinense ganha espaço e representatividade. O caminho, pavimentado por Jader Almeida e Bruno Faucz, vem de uma rica formação local. O estado de Santa Catarina tem mais de 20 graduações de design em diferentes áreas, entre elas design gráfico, industrial, de produto, de moda e de interiores.  De acordo com a SC Design (Associação Catarinense de Design), Santa Catarina vive um momento promissor na criação de mobiliário, com muitos cursos especializados na área e um polo moveleiro potente.

Nascido em Chapecó, Jader Almeida iniciou sua trajetória aos 16 anos e, aos 23, passou a viajar para o exterior. Em 2004 passou a desenvolver produtos exclusivos para a indústria, tendo como principal parceiro a marca catarinense Sollos. Em 2008 venceu o Prêmio Design MCB (Museu da Casa Brasileira), e hoje é presença constante nas maiores feiras do mundo. Seus produtos são vendidos em países como Itália, Estados Unidos, Austrália, França e Inglaterra.

Em São Bento do Sul, cidade sede da Reveev, Bruno Faucz começou muito jovem em uma fábrica de móveis da cidade. Em 2013 abriu seu estúdio e, na sequência, expôs em São Paulo, Nova Iorque e Paris.

Cama Orgânica

Outro parceiro da Reveev, o escritório blumenauense Osvaldo Segundo Arquitetos (OSA), também conquistou reconhecimento por projetos arrojados e contemporâneos. Em 2018, recebeu o convite para participar da quarta edição da exposição Time Space Existence, evento paralelo à 16ª Bienal de Veneza. Os projetos do OSA estiveram ao lado de trabalhos assinados por Denise Scott Brown, Peter Eisenman, Arata Isozaki, Curt Fentress e Kengo Kuma.

Neste ano, o escritório foi responsável por um dos ambientes mais comentados da CASACOR Santa Catarina. O Quarto Suna Reveev apresentou diferentes texturas e elementos naturais, unidos por tons claros e linhas sóbrias. É do OSA o design da Cama Orgânica, peça com linhas arredondadas, fluidas, e tecido bouclet de textura alta felpuda, que remetem às formas essenciais da natureza e que integra a nova linha Reveev ao lado da Cama Origem.

Cama Orgânica: Foto: Fabio Jr Severo/No Sofá

Klaus Glatz e Kresthine Glatz, Susane Raiter e Felipe de Medeiros/ Foto: Kelly Knevels