Festival de Bonecos de Canela trará espetáculos da Espanha, Itália, Rússia, Grécia e Brasil

0
1641
 
   Foto: Ernani Marques para No Sofá 
São 27 anos ininterruptos de evento, um orgulho para a comunidade cultural de Canela
O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela chega a sua 27ª edição neste ano e, ocorre de 3 a 12 de outubro.
O renomado bonequeiro espanhol Jordi Bertran, o grupo The Family Theater da Itália, Clair de Lune da Rússia e Clow Houses da Grécia são os internacionais que estarão no Festival. Do Brasil, o evento contará com o Grupo Só Rindo, da Região das Hortênsias, que chega direto do Festival de Charleville – França, Cia Goliardos, De Pernas pro Ar, Cia Lisi Berti e ainda os espetáculos Mirim e Gestão Ambiental e Os Contadores de Histórias – Bonecos que falam através de mentes pensantes.
A tradicional programação de rua do Festival, sempre gratuita, o desfile de bonecos e bonequeiros, quando o público mais interage, espetáculos nos Teatro Municipal e Teatro Laje de Pedra, oficinas, exposições e ainda um trabalho social, que levará peças ao Oásis Santa Angela e ao Presídio Estadual de Canela tomarão conta da cidade nestes 11 dias de Bonecos Canela, com toda a magia que a arte bonequeira traz.
O Festival Internacional de Teatro de Canela é uma realização da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Canela com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Um pouco da História aqui No Sofá:
Em 1989, a Prefeitura de Canela e a AGTB ( Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos), realizaram uma mostra de Teatro de Bonecos, como lançamento do 3º Festival de Teatro de Canela, evento de cunho nacional que trazia o melhor do teatro do Brasil e América Latina.
O evento de Bonecos, que já havia acontecido antes em Caxias do Sul, estava sem lugar definido para acontecer, a CODEC (Coordenadoria de Artes Cênica), órgão de Cultura do Estado, sob o comando de Jorge Carlos Appel e a prefeitura de Canela  resolveram lançar o evento de Teatro com a mostra de Teatro de Bonecos. Num primeiro momento, a comunidade de Canela esperava por um evento infantil de fantoches, sem grandes expectativas em relação a programação e desconhecendo totalmente a arte titiriteira. Mas o que estava por acontecer era muito poderoso e viria mexer com toda a cidade e marcar, para sempre, o calendário de eventos de Canela.
Nestes 27 anos centenas de grupos de teatro de bonecos do Brasil e do mundo inteiro participaram do evento, que além de oportunizar espetáculos inesquecíveis ao público oportuniza troca de experiência entre os profissionais da área.

 
  Foto: Guerreiro/No Sofá

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here