Lançamento do Prêmio Instituto HSBC Solidariedade – Troféu Dra Zilda Arns Neumann

0
888

Premiação quer reconhecer como a influência de líderes reflete nas boas práticas
ambientais e sociais do Paraná

Por João Nunes, de Curitiba

Será lançada no próximo dia 31 de maio, em Curitiba, a terceira edição do Prêmio Instituto HSBC Solidariedade 2012, troféu Dra. Zilda Arns Neumann. A apresentação do prêmio será feita no Teatro HSBC, no Palácio Avenida. A iniciativa reconhece, desde 2010, ações educacionais e ambientais de pessoas e organizações do 3º Setor do Paraná dedicadas a transformar as comunidades onde atuam.

Neste ano, uma questão especial vai nortear a premiação: a influência dos líderes das organizações sociais na garantia do sucesso de suas ações em prol das pessoas assistidas.
A capacidade de o projeto se manter a longo prazo, beneficiando gerações futuras, também é um importante critério que será observado nos candidatos ao prêmio.

O presidente do Instituto HSBC Solidariedade, Helio Duarte, e a diretora do Instituto HSBC Solidariedade, Claudia Malschitzky, estarão presentes no dia 31, para falar sobre a premiação deste ano.

Uma das vencedoras da edição 2011, Roseli Bassi, também vai participar da entrevista coletiva. Ela vai detalhar o trabalho da organização que preside, o Instituto História Viva, com sede em Curitiba. A ONG foi fundada por ela para resgatar, pelo estímulo da leitura e da contação de histórias, a auto-estima e identidade de vidas que foram esquecidas em asilos e orfanatos. Roseli foi a premiada na categoria Educação.

Já na categoria Meio Ambiente, em 2011, a vencedora foi Vânia Regina do Rio Favarão, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Bela Vista do Paraíso.

InscriçõesA premiação deste ano será feita no mês de agosto, após uma análise de cada um dos trabalhos inscritos pela comissão julgadora do prêmio.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição através do site www.hsbc.com.br/premioihs
até o dia 01 de julho.Os vencedores de cada categoria (Educação e Meio Ambiente) irão receber o troféu que leva o nome da médica sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann, além de uma quantia em dinheiro (R$ 50 mil para cada um dos vencedores) a ser empregado na própria instituição e no treinamento da liderança responsável dessa organização.

“Buscamos com o Prêmio IHS reconhecer líderes sociais porque são eles que têm a capacidade de unir esforços em prol de uma causa comum. São os principais responsáveis por engajar e inspirar outras pessoas a realizar ações que beneficiem a sociedade”, afirma a diretora Claudia Malschitzky. “Nosso objetivo é identificar este potencial e apoiá-los para que continuem desenvolvendo projetos e ampliem sua rede de atuação”.