No Sofá…com a Dra. Juliana Battiston – Mitos & Verdades da Pele Seca

0
491

**Médica dermatologista, Dra. Juliana Battiston, formada há 11 anos pela PUCPR, com especialização no ISMD- Instituto Superior de Medicina Dermatológica em São Paulo. Na coluna de hoje, apresenta Mitos & Verdades da pele seca. Abordaremos vários temas á cada quinze dias e também aceitamos sugestões através de nossos e-mails. Seja bem vinda Dra. Juliana Battiston. Boa leitura! 

A pele seca é uma queixa muito comum tanto entre as crianças quanto entre os adultos e é uma das maiores causas de coceira na pele.

Vários fatores podem contribuir para o ressecamento da pele, dentre eles o banho quente e longo, uso de sabonetes bactericidas ou sabonetes que não sejam syndets (sabões), exposição prolongada ao sol, entre outros.

E existem algumas doenças de pele que cursam com um ressecamento mais intenso por defeito na barreira cutânea e produção errônea das ceramidas da camada córnea da pele, como é o caso da dermatite atópica e da ictiose.

Mitos sobre a pele seca:

1- óleo de banho é suficiente para hidratar a pele?

Em geral não, os óleos não penetram a camada lipídica da pele, logo não vão hidratar as camadas profundas da pele. Eles podem ser usados porém não substituem a necessidade do hidratante corporal.

2- Qual melhor momento para usar o hidratante?

O melhor momento para usar o hidratante e logo após o banho, neste momento a camada córnea da epiderme está mais permeável para absorver os hidratantes, hidratando as camadas mais profundas da pele. Lembrando que o banho ideal deve ser morno e rápido.

3- Posso usar o mesmo hidratante para a face e para o corpo?

Em geral não é o ideal, a pele do rosto quase sempre e mais oleosa que a do corpo, e na maioria das vezes o hidratante do corpo pode piorar a oleosidade da face. A exceção seriam as crianças e a pele madura que tendem a serem mais secas e aí nesses casos podemos usar o mesmo hidratante para face e corpo.

CRM 26034/PR

RUA PADRE ANCHIETA, 2194- SALA- 105 – BIGORRILHO

CURITIBA- PARANÁ –                  FONE: (41) 3532-9488