Fotos: Kraw Pena/Divulgação/No Sofá
A partir de quinta-feira, dia 10, a Sala do Artista Popular (SAP) estará com a exposição “Miro: Desenhos e Pinturas do Coração” em cartaz. A mostra reúne obras do artista popular José Waldomiro Teixeira, o Miro, e permanece no espaço até 8 de janeiro de 2016. A entrada é gratuita.
José Waldomiro Teixeira, o Miro, nasceu em Jacarezinho, norte pioneiro do Paraná. Com pouco mais de um ano de idade teve paralisia infantil, que comprometeu definitivamente grande parte dos movimentos das pernas. Veio para a capital já na década de 1970, começando a desenhar e pintar quando iniciou sua recuperação na Associação Paranaense de Reabilitação (APR), em Curitiba. A partir daí passou a ser reconhecido por sua sensibilidade e habilidade com o traço. Em 1979 entrou para o Estado e tornou-se servidor público. Trabalha atualmente na Secretaria de Estado da Administração (SEAP).
Miro, em seus trabalhos, explora os mais diferentes temas, como paisagens, personagens históricos e mitológicos e cenas do cotidiano. Aos poucos soube demonstrar o valor da sua arte e atualmente é reconhecido como um significativo artista naïf. Para estudiosos, como a crítica de arte Maria Cecília Noronha, Miro já se encontra entre os mais importantes artistas naïfs do Paraná.
Serviço No Sofá:
Exposição “Miro: Desenhos e Pinturas do Coração”
De 10 de setembro até 8 de janeiro de 2016.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Entrada franca
Sala do Artista Popular
Rua Saldanha Marinho, s/nº, Curitiba – PR
Anexo à Secretaria de Estado da Cultura
41 3321 4743 | www.sap.cultura.pr.gov.br
Obras de José Waldomiro Teixeira poderão ser apreciadas na Sala do Artista Popular