A presidente ressaltou a representatividade do selo para marcar e celebrar a história da companhia. “Tivemos que pensar em uma imagem que sintetizasse esse momento tão especial em que estamos. Não foi difícil. Afinal, nada marcou mais a chegada da nossa sexta década do que os desafios do pré-sal”, lembrou. “Este gesto é o registro de nossa inspiração de hoje, afinal, o pré-sal já é uma riqueza em 2013 e uma garantia de um futuro ainda melhor para todos os brasileiros”, concluiu. Emocionada, ela ressaltou ainda o empenho de todos os envolvidos e a importância da realização da campanha de comunicação feita para o aniversário da companhia. “Vamos registrar oficialmente nossa satisfação e orgulho por tudo que temos alcançado juntos. Nós, os petroleiros, essa gente valente, essa gente guerreira, sempre superamos, ao longo dos anos, cada um dos nossos desafios com muito suor, dedicação e talento. Somos especialistas em transformar dificuldades em oportunidades.”
O gerente executivo da Comunicação Institucional, Wilson Santarosa, ressaltou que esta “é a maior campanha de comunicação da maior empresa de nosso país”. Santarosa lembrou que a presidente Graça Foster acompanhou de perto todos os momentos de elaboração da campanha, “o que dava fôlego e pique a todos os envolvidos”, ressaltou.
O selo recebeu ainda um carimbo comemorativo, também feito de forma customizada, e um cartão postal temático, representando o pré-sal. A companhia produziu uma série limitada de 12 mil unidades do selo para serem distribuídas a colecionadores e utilizadas em correspondências internas.
O navio retratado no selo é uma plataforma do tipo FPSO (na sigla em inglês, unidade flutuante que produz, armazena e exporta óleo e gás) e tem capacidade para produzir, diariamente, até 100 mil barris de óleo e 5 milhões de m³ de gás. Ele está localizado na maior jazida de petróleo já descoberta pela Petrobras, a área de Tupi, atual campo de Lula, no pré-sal na Bacia de Santos. Sua produção somará às reservas brasileiras o volume de óleo equivalente (petróleo e gás) recuperável estimado de 8,3 bilhões de barris equivalentes (boe).
Esta é mais uma etapa da série de ações produzidas para marcar os 60 anos da empresa, como a campanha publicitária ‘Gente é o Que Inspira a Gente’, pela qual são divulgadas histórias de brasileiros que são fontes de inspiração, e a Missão Netuno, pela qual foram levados, até a região do pré-sal, a 2 mil metros de profundidade, dois itens de grande simbolismo para a companhia e para o país: a bandeira brasileira e uma cápsula do tempo, contendo mensagens de milhares de brasileiros, que será resgatada e aberta daqui a 10 anos.