“Prêmio Desterro-2011” 2° Festival de Dança de Florianópolis

0
1188

Phelipe Alves-Projeto Dança & Magia. Foto: Ana Paula Silva/No Sofá

Khala Grupo de Dança. Foto: Cláudio Etges/ No Sofá

Cia. de Dança Cacá Berka. Foto: Cláudio Etges/No Sofá

Art & Manhas: Foto: Cláudio Etges/No Sofá

Lótus-Cia de Dança. Foto:Cláudio Etges/No Sofá

Centro de Dança e Artes Paulo Almuas. Foto: Marcelo Oderizzi/No Sofá

Raça Cia de Dança/São Paulo. Foto: Reginaldo Azevedo/No Sofá

Os coordenadores 2° Festival de Dança de Florianópolis e do Prêmio Desterro-2011, que acontece de 17 a 21 de agosto na capital catarinense. Foto: Cláudio Etges/No Sofá

A segunda edição do Prêmio Desterro- Festival de Dança de Florianópolis, ocorrerá de 17 à 21 de agosto, no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina. Durante cinco dias, subirão ao palco 612 bailarinos de 67 grupos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Na Mostra Oficial, 595 artistas apresentarão 105 coreografias em oito gêneros: 24 danças contemporâneas; 19 danças de salão; 18 danças urbanas, 18 de jazz; 14 danças populares; seis balés clássicos, 4 balés clássicos de repertório e dois sapateado. São 23 trabalhos na categoria júnior e 82 na adulto, divididos em quatro subgêneros: 10 solos, 14 duos, três trios e 78 conjuntos. Do total apenas 13 estão na modalidade não competitva.
Além disso, a Raça Cia. de Dança de São Paulo levará 17 integrantes de seu elenco para apresentar “Cartas Brasileiras”, como atração convidada da noite de abertura. O espetáculo de dança contemporânea foi o ùltimo trabalho coreografado pela fundadora do grupo, Roseli Rodrigues. Após a sessão, o Teatro será aberto ao público para a exibição gratuita de um documentário sobre a trajetória profissional da professora falecida no ano passado.
A comissão julgadora do evento será formada por seis profissionais de dança com reconhecimento fora e dentro do país: Alex Neoral e Raquel Mesquita, do Rio de Janeiro; Edy Wilson, de São Paulo; Marta César, de Florianópolis; Octávio Nassur, de Curitiba e Tíndaro Silvano, de Belo Horizonte. Ao final de cada sessão, o público conhecerá os três primeiros classificados em cada subgênero. Já os vencedores de cada gênero e o grande campeão geral do Prêmio Desterro serão anunciados na noite de encerramento, quando receberão a premiação de R$ 20 mil reais em dinheiro.
Os organizadores do evento também agendaram cinco workshops, ministrados por uma equipe de 13 professores, para os dias 20 e 21: balé, composição coreográfica, dança contemporânea, dança de salão e jazz. A Festa Oficial do Prêmio Desterro-2011 está marcado para a noite do dia 20 de agosto, sábado, nos salões do Majestic Palace Hotel, e será animada pelo DJ Fernando Jorej e com humor da balada do Pretinho Básico e o comunicadores da Rádio Atlântida FM, de Porto Alegre. No Sofá…com João Nunes parabeniza todos da equipe de coordenação do evento!!

Quem organiza o Prêmio Desterro?

O Prêmio Desterro é coordenado por Lenise e Carlos Eduardo de Andrade, Sheila Ludwig e Daniel Pozzobon, com direção artística de Bia Mattar

Um evento que tem o propósito de congregar centenas de bailarinos, coreógrafos, professores, ensaiadores, diretores, figurinistas, maquiadores, iluminadores e assistentes, além de movimentar o mercado de produtos e serviços direcionados à estes profissionais, bem como o setor turístico e publicitário.

O evento tem o apoio de empresas privadas e ainda à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here