SALAMUNDO 2013: ENCONTRO PARA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL

0
1067
Encontro internacional de Educação, que acontece na próxima semana no Teatro Positivo, conta com a presença de especialistas e autoridades que discutem sobre o funcionamento eficaz da sala de aula

Da Redação/No Sofá/João Nunes

 O maior encontro de educadores e gestores de educação realizado no Brasil, o SalaMundo, na edição desse ano contará com a participação de importantes especialistas e profissionais com grande experiência na área educacional para refletir sobre o funcionamento eficaz da sala de aula. A temática permeia o processo de ensino, sobretudo no que diz respeito ao ambiente escolar. O encontro acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Positivo.
A intenção do SalaMundo 2013 é proporcionar um espaço que transponha o debate e permita que as questões discutidas possam gerar soluções, que sejam aplicadas no ambiente escolar. Para isso o encontro reunirá os responsáveis por essas mudanças, professores, coordenadores, diretores de escolas, secretários de educação, prefeitos. 
O presidente do Grupo Positivo, Hélio Bruck Rotenberg, na cerimônia de apresentação comentou sobre o SalaMundo e o porquê de o encontro ser realizado em Curitiba. Rotenberg frisou: “o evento é da cidade, é de todos nós, educadores”. Curitiba foi escolhida para ser a sede, pois é um exemplo em termos de qualidade de vida e de educação, sendo líder no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos quatro últimos levantamentos entre as capitais, além de ter sido o local de nascimento do Grupo Positivo.
“O SalaMundo foi concebido para ser um encontro de qualidade, algo que faltava no segmento educacional brasileiro. Por isso, decidimos que seria realizado bianualmente. Além disso, fomos motivados pela satisfação geral dos mais de 2.400 participantes da edição de 2011, que classificaram o evento como muito bom”, afirmou o diretor corporativo de marketing do Positivo, Rogério Mainardes, no café da manhã de apresentação do evento.
            Ao longo dos dois dias do SalaMundo 2013, profissionais de reconhecimento internacional, se propõem a refletir sobre educação. Entre os palestrantes estarão presentes: Aloízio Mercadante, Ministro de Educação, que apresentará “O cenário da Educação Brasileira: realidade e perspectivas”; Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, que discorrerá sobre “O peso e a importância dos fatores não cognitivos” e Paul Tough, jornalista do The New York Times, especialista em educação e autor do Best Seller ‘How Children Succeed’.
                       
            Além destes, o professor Francisco Soares da Universidade Federal de Minas Gerais, que realizou uma pesquisa para a edição de 2013 do SalaMundo, perfilando escolas que conseguem obter bons resultados independentemente das características sociais de seus alunos, a qual apresentará no segundo dia. Em seguida, o professor do Instituto de Estudos Brasileiros de Cambridge e antropólogo, James Ito Adles, fará considerações sobre uma pesquisa qualitativa realizada nas escolas, apontando a perspectiva dos alunos e os fatores que determinam seu desempenho acadêmico.
           
            Sobre bullying, haverá uma conferência com a professora Luciene Tognetta, da Universidade de Campinas. Como lidar com obullying? Termo que se refere a um problema que não é conjuntural ou efêmero e se tornou um grande desafio para as escolas. Durante a palestra, alunos e professores atores do Grupo de Teatro Positivo encenarão sketches teatrais, representando situações cotidianas, sobre as quais a conferencista irá tratar.
O SalaMundo 2013 ainda contará com a mesa redonda “Experiências na gestão que mudaram a sala de aula”, que será composta por educadores e gestores que ocuparam Secretarias de Educação e foram responsáveis por importantes inovações, tais como os das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Foz do Iguaçu, Teresina. E, a apresentação da peça teatral “Apareceu a Margarida” escrita por Roberto Athayde e interpretada pela atriz Marília Pêra.
Além da presença do Ministro de Estado da Educação, participarão do evento Hélio Bruck Rotenberg, presidente do Grupo Positivo; Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba; Beto Richa, governador do Paraná; Dr. Ricardo Guimarães, médico oftalmologista que lidera no Brasil os estudos e tratamentos da Síndrome de Irlen; Cláudio de Moura Castro, economista, pesquisador em educação e colunista da revista Veja, que além de sua palestra apresentará uma entrevista exclusiva com o escritor peruano e Prêmio Nobel de Literatura em 2010, Mario Vargas Llosa.
O SalaMundo 2013 ainda terá uma mensagem exclusiva dos filósofos e pensadores contemporâneos, André Comte-Sponville e Luc Ferry, que será parte da palestra de abertura do segundo dia, ministrada por Luca Rischibieter, mestre em Educação pela Universidade de Paris V, e que atua na concepção de softwares, soluções educacionais e na criação de projetos colaborativos para portais educacionais.
Portanto, pretendendo fomentar a reflexão sobre como fazer uma escola melhor “o SalaMundo 2013 está organizado e proposto em sincronia ao momento em que estamos vivenciando na educação brasileira. Por isso, os temas estão articulados de forma a contemplar problemas de saúde, cognitivos e afetivos, com os quais os gestores se deparam”, explica Cláudio de Moura Castro, especialista em educação e um dos curadores de conteúdo do evento.
Confira a programação do SalaMundo 2013 aqui No Sofá:
6 de agosto – terça-feira
8h30 Recepção e boas vindas ao Teatro Positivo
Orquestra de Harmônicas de Curitiba
8h45 Mensagem de abertura
Hélio Bruck Rotenberg – Presidente do Grupo Positivo
Gustavo Fruet – Prefeito de Curitiba
Beto Richa – Governador do Paraná
9h Palestra de abertura: “O Cenário da Educação Brasileira: realidade e perspectivas”
Aloízio Mercadante – Ministro da Educação do Brasil
9h45 “Valores, caráter e sucesso nas escolas”
Paul Tough
10h30 Coffee break
11h “Os sentidos que punem e despertam – A visão enganosa: Síndrome de Irlen”
Dr. Ricardo Guimarães e Dra. Marcia Guimarães
11h30 “A inteligência das mãos”
Claudio de Moura Castro
12h “As Humanidades na Educação”
Entrevista exclusiva com Mário Vargas Llosa – escritor peruano e Prêmio Nobel de Literatura em 2010 – apresentada por Cláudio de Moura Castro.
12h15 Almoço
14h “A sala de Aula na Tela – o ensino pela televisão”
José Roberto Marinho – Presidente da Fundação Roberto Marinho.
14h30 “O congestionamento curricular do Ensino Médio”
Tufi Machado Soares e Mariana Calife
14h50 “O bacharelado internacional”
            Robert Bouressa
15h10 “O segredo das escolas que dão certo”
Bernardo Toro
15h30 Coffee Break
16h00 “Experiências na gestão que mudaram a sala de aula”
17h30 Peça Teatral “Apareceu a Margarida” de Roberto Athayde.
Monólogo interpretado pela atriz Marília Pêra.
18h30 Encerramento primeiro dia
7 de agosto –quarta-feira
8h Recepção e boas vindas ao Teatro Positivo
Grupos Musicais/Artes/Dança do Positivo
08h30 Palestra de abertura: “Autoridade e Disciplina”
Mensagem exclusiva de Paris por Andrè Comte-Sponville e Luc Ferry – apresentada e comentada por Luca Rischbieter
9h30 “O peso e a importância dos fatores não cognitivos”
Viviane Senna – Presidente do Instituto Ayrton Senna
10h15 Coffee break
10h40 “Como lidar com o bullying”
Luciene Tognetta
11h10 “O que faz uma boa Escola?”
Francisco Soares e James Ito-Adler
12h Encerramento
SERVIÇO NO SOFÁ:
Data: 6 e 7 de agosto
Local: Teatro Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Curitiba
Inscrições: www.salamundo.com.br
Informações: (41) 3331-5122

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here