UniCuritiba conquista o 3º lugar no Prêmio SEBRAE Paraná de Educação Empreendedora

0
44

Projeto Aliança Universitária reúne cerca de 550 estudantes de todo o país para disseminar conceitos de inovação, empreendedorismo e novos negócios

Fomentar o protagonismo universitário e levar à comunidade informações sobre empreendedorismo, inovação e novos negócios. Esse é o principal objetivo da Aliança Universitária, um projeto que já mobiliza cerca de 550 estudantes em todo o país e acaba de conquistar o terceiro lugar no Prêmio SEBRAE Paraná de Educação Empreendedora 2021.

Capitaneado pelo UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país – o projeto de extensão reúne jovens que, por meio das redes sociais e aplicativos de conversa, se organizam na divisão de tarefas: gestão executiva, organização da agenda de eventos e palestras, estratégia para novas parcerias, contato com palestrantes, gerenciamento das mídias sociais e produção de vídeos e outros conteúdos.

Todas as atividades são supervisionadas pelo coordenador do projeto, professor Sérgio Itamar, que leciona nos cursos de Direito, Administração e pós-graduação do UniCuritiba. Especialista em Gestão Empresarial, ele explica que o trabalho é realizado pelos próprios estudantes de diferentes instituições de ensino superior da Ânima.

“Esse protagonismo possibilita o aprendizado mão na massa e exercita a criatividade, a liderança, a sensibilidade, a responsabilidade e a proatividade. Lado a lado, acadêmicos de todo o país seguem o mesmo lema: a vocação de mudar o mundo. A Aliança tem em seu DNA o protagonismo universitário e o exercício de habilidades empreendedoras para criar soluções inteligentes para o futuro”, diz o mentor.

Cereja do bolo

A bacharel em Direito e estudante de Relações Internacionais do UniCuritiba, Bárbara Moraes, é presidente nacional da Aliança Universitária desde julho e diz que o prêmio serve como um balizador. “Essa conquista mostra que estamos no caminho certo para sermos a maior comunidade universitária do Brasil voltada à inovação, empreendedorismo e novos negócios. Ser considerado o terceiro maior projeto de educação empreendedora do Paraná é a cereja do bolo de 2021”, avalia.

As primeiras discussões para a criação da Aliança Universitária começaram em 2020. Em 2021, o projeto começou a ganhar forma. No início deste ano, 50 alunos participavam das atividades. Até julho, o foco era a realização de eventos com profissionais do ecossistema empreendedor sobre temas como protagonismo universitário, economia circular, smartcities, mercado financeiro, sustentabilidade e empreendedorismo feminino.

Resultados expressivos

No segundo semestre deste ano, o grupo se estruturou e hoje conta com uma presidência nacional, vice-presidentes estaduais e quatro conselhos de administração: comunicação/mídias sociais, parcerias estratégicas, eventos/engajamento e expansão/conexão.

Existem ainda equipes temáticas para o desenvolvimento de atividades específicas em áreas como consultoria empresarial, sustentabilidade, direito, empreendedorismo regional, saúde, além de squads administrados em parceria com indústrias e empresas nacionais para o desenvolvimento de ideias inovadoras e identificação de oportunidades.

A vice-presidente nacional Mariana Rocha, estudante de Administração da UNA Linha Verde, em Minas Gerais, jamais imaginou que, em um semestre, o grupo passaria de 50 para mais de 500 estudantes engajados.

“Não é fácil gerir uma equipe tão grande, mas tenho duas importantes referências ao meu lado, Bárbara Moraes e Sergio Itamar. Conquistar o prêmio Sebrae Paraná de Educação Empreendedora 2021 mostrou que estamos no caminho certo e que podemos unir forças para mudar o mundo. Temos este potencial, basta paciência, perseverança, resiliência e networking. Grandes vitórias ainda virão, tenho certeza.”

A Aliança Universitária começa 2022 com mais de 20 alunos na diretoria executiva, 140 estudantes nos conselhos de administração, 540 jovens em squads temáticos, 720 seguidores no Instagram e mais de 90 publicações, além de 25 eventos com mais de 4 mil visualizações no Instagram e Youtube.