41° Festival de Cinema de Gramado by João Nunes

0
1396
Noite de homenagem a “Sargento Getúlio” em Gramado

Depois de rever trechos de “Sargento Getúlio” – filme homenageado da noite desta terça-feira com o Troféu Cidade de Gramado-, as primeiras palavras de Lima Duarte foram: “Como eu envelheci!”. Ele subiu ao palco do Palácio dos Festivais ao lado do diretor Hermano Penna para receber a homenagem. “Foi um filme muito apaixonado. Talvez esse foi meu melhor filme em termos de interpretação. Percebo que a paixão que nos moveu está impressa na película”, afirmou emocionado. Em seguida foi a vez de Hermano Penna falar ao público.  “Foi aqui que a carreira desse filme começou e a minha carreira cinematográfica também. A alegria é a mesma de 30 anos atrás”, lembrou.
Canal Brasil recebe Troféu Eduardo Abelin hoje à noite

Expressivo incentivador da produção audiovisual brasileira, o Canal Brasil é o homenageado do troféu Eduardo Abelin, destinado a grandes cineastas ou entidades de cinema brasileiros. A cerimônia será hoje à noite às 21h30 no Palácio dos Festivais. O diretor Paulo Mendonça subirá ao palco para representar a entidade em Gramado. Fundado em 1998, o Canal estreou no dia 18 de setembro daquele ano, com a exibição do filme Sonho Sem Fim, de Lauro Escorel Filho. Desde então, além de fortalecer a exibição de filmes realizados em nosso país, o Canal Brasil também apresenta projetos que valorizam tais produções. É o caso do Prêmio Aquisição Canal Brasil, que garante a exibição do filme vencedor na programação da emissora. O prêmio é entregue em vários festivais do Brasil – incluindo o Festival de Cinema de Gramado. Com o Troféu Eduardo Abelin, o 41º Festival de Cinema de Gramado registra sua homenagem ao Canal Brasil, que tem papel fundamental na realização e difusão do audiovisual brasileiro.

André Di Biase e Kadu Moliterno estão lançando projeto do longa-metragem “A Última Aventura”
André Di Biase e Kadu Moliterno estão lançando projeto do longa-metragem “A Última Aventura”, que será rodado no próximo ano com direção de Edgard Miranda. O filme será produzido pela gaúcha Panda Filmes em sociedade com a FM Produtora, do Rio de Janeiro. A dupla de atores também está à frente do projeto que os faz atuar novamente juntos após o grande êxito televisivo dos anos 80.  
Painel “Conteúdo para Televisão” acontece hoje às 16h

Nesta quarta-feira (14), às 16h, tem o painel “Conteúdo para Televisão” com a participação de Krisna Maho, João Worcman e Priscila Andrade Cesar. O encontro acontece na sala de coletiva da Sociedade Recreio Gramadense. Krisna é produtora Executiva do History, A&E e Biography Channel e já trabalhou em projetos vencedores do Emmy como Intervenção e Pródigo Até Que a Morte Nos Separe. Formado em marketing, com MBA pela Universidade do Texas em Austin, João Worcman é Diretor Geral da Synapse Produções e Diretor de Aquisições do Canal Curta!. Com grande experiência na gestão estratégica de direitos para os meios tradicionais e novas mídias, no Brasil e no exterior, licenciou mais de 2.500 horas de conteúdo para diversas empresas. Formada em Cinema pela FAAP, Priscila Andrade Cesar tem experiência com produção audiovisual e atualmente trabalha na área de licenciamento de conteúdo na ELO Company.
Amanhã, quinta-feira, às 14h30, acontece novo encontro com o tema “Novos Conteúdos Audiovisuais” com participação de Alex Medeiros (Globo), Paulo Mendonça (Canal Brasil) e João Roni, diretor da Ocean Films e membro do conselho federal da ABPITV.
Cinema nos Bairros exibe Waldick – sempre no meu coração

Hoje tem sessão do Cinema nos Bairros, ação que acontece dentro da programação do 41º Festival de Cinema de Gramado. As sessões desta quarta-feira serão às 9h, 15h e 19h na Escola Moses Bezzi, no Bairro Várzea Grande, em Gramado. Antes da exibição do longa Waldick – sempre no meu coração, de Patrícia Pillar, a RBS TV apresenta cinco curtas-metragens. São eles: A Última Reunião Dançante, de Lisandro Santos; O Homem que Conserta Estrelas, de Denise Marchi; A Vida Deve Ser Assim, de Roberto Burd; Trique-Trique, de Vicente Schereder; Pierre e a Mochila, de Iuli Gerbase.
ACCIRS promove encontro “Quando os críticos também fazem cinema”

Hoje, dentro da programação do 41º Festival de Cinema de Gramado acontece o encontro da Associação de Crítico de Cinema do Rio Grande do Sul na sala de coletiva na Sociedade Recreio Gramadense às 14h30. O tema será “Quando os críticos também fazem cinema” e contará com a participação de Celso Sabadin, Fabiano de Souza e Kleber Mendonça Filho. Mônica Kanitz, presidente da ACCIRS, será a mediadora.
A Oeste do Fim do Mundo terá exibição com audiodescrição no 41º Festival de Cinema de Gramado

Pela segunda vez consecutiva no Festival, a exibição oficial de um filme em competição estará acessível a pessoas cegas ou com baixa visão. O longa A Oeste do Fim do Mundo será exibido com audiodescrição ao vivo no dia 15 de agosto, às 19h. Pelo menos 50 pessoas com deficiência visual já estão garantidas na sessão. Os interessados no recurso de acessibilidade retiram os fones de ouvido na entrada do Palácio dos Festivais, mediante a apresentação de documento de identidade. A audiodescrição, roteirizada por Marilaine Costa, também produtora de A Oeste do Fim do Mundo, será narrada ao vivo por Marcia Caspary, da Tagarellas, com leitura de legendas feita pelo ator e locutor Fernando Waschburger. Serão descritos detalhes de cenários, imagens, figurinos e ações que não possam ser percebidas somente pelo som original do filme. Depois de Colegas, grande vencedor em Gramado no ano passado, essa será a segunda exibição oficial com audiodescrição de um filme da mostra competitiva.
41º Festival de Cinema de Gramado presta solidariedade a Associação de Vítimas de Santa Maria

O presidente da Associação de Vítimas de Santa Maria, Aderbal Alves Ferreira, esteveno 41º Festival de Cinema de Gramado a convite do evento para receber solidariedade. O encontro aconteceu ontem à tarde. Ralfe Cardoso, diretor da Um Cultural e produtor do evento prestou solidariedade. “É uma agenda positiva, fraterna e solidária. O Festival e a cidade de Gramado abraçam Santa Maria com a cultura, promovendo uma exibição de um ou mais filmes desta edição na cidade”, afirmou. O diretor do Canal Brasil, Paulo Mendonça, também colocou a disposição qualquer título do canal para integrar a ação. “Não tenho como medir a felicidade desse abraço que emociona e nos torna mais solidários. Esse encontro em Gramado foi mágico. É um momento de comunidade, de estado e país, não só de familiares”, agradeceu Ferreira. 
Programação 14/08 – Quarta-feira:

Palácio dos Festivais
10h – Reprise Mostra Competitiva:
14h – Exibição Filme Infantil:
Meu Pé de Laranja Lima
16h – Mostra Cinema Gaúcho:
Porto dos Mortos, de Davi de Oliveira Pinheiro
19h – Mostra Competitiva Curtas Brasileiros:
Os Filmes Estão Vivos, de Fabiano de Souza e Milton do Prado
Mostra Competitiva Longas Brasileiros:Os Amigos, de Lina Chamie
21h30 – Homenagem: Troféu Eduardo Abelin – Canal Brasil
Mostra Competitiva Curtas Brasileiros:A Voz do Poço, de Patrícia Black
Mostra Competitiva Longas Brasileiros:Até que a Sbórnia nos Separe, de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.
Teatro Elisabeth Rosenfield
14:30 – Lançamento filme – Paulinho Mixaria
Sala de Coletiva de Imprensa
11:00 – Debate Curta e Longa Metragem Concorrentes
14:30 – Encontros ACCIRS – “Quando os críticos também fazem cinema”
Participação de Celso Sabadin, Fabiano de Souza e Kléber Mendonça
16:00 – Painel: Conteúdo para Televisão.
         Realização Abpitv, FUNDACINE e APL Audiovisual

Quem chega hoje em Gramado:

Letícia Sabatella (atriz convidada)
Marco Ricca (ator de Os Amigos)
Rodrigo Lombardi (ator de Os Amigos)
Fernando Alves Pinto (ator de Os Amigos)
Roberto Faria (diretor convidado)
Domingos Oliveira (diretor Primeiro Dia de Um Ano Qualquer)
Priscila Rozembaum (atriz Primeiro Dia de Um Ano Qualquer)
Bernard Attal (diretor A Coleção Invisível)
Diana Gurgel (produtora A Coleção Invisível)
Cainan Baladez (diretor de Colostro)

****O jornalista João Nunes está em Gramado com o apoio da Azul Linhas Aéreas, Hotel Vila Suzana Park Hotel, Pousada Bernadete, Chocolates Lugano e China Food- “o prazer de comer bem”.   

Chegando em Gramado, o ator Rodrigo Lombardi
                      Foto: Itamar Aguiar/No Sofá/Especial


   Ralfe Cardoso, o ator Cadu Moliterno, Secretária de Turismo e Coordenadora Geral do Festival- Rosa Helena Volk e o ator André Di Biase
Foto: Cleiton Thiele/ No Sofá 
   Os atores Andre Di Biase e Cadu Moliterno no lançamento para a imprensa de “A última Aventura” – Dois amigos e um segredo… 
Foto: Itamar Aguiar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here