41° Festival de Cinema de Gramado by João Nunes- Apoio: Azul Linhas Aéreas

0
1152
Coletiva com Othon Bastos acontece hoje na
Sociedade Recreio Gramadense
Com uma filmografia constante e consistente, Othon Bastos recebe hoje à noite o Kikito de Cristal, homenagem prestada pelo 41º Festival de Cinema de Gramado. A distinção é entregue desde 2007 a expoentes do cinema brasileiro e latino. Para comentar a homenagem e conversar com público e imprensa, Othon comparece à Sociedade Recreio Gramadense, às 16h, para uma coletiva de imprensa, mediada por Rubens Ewald Filho.
Coletiva de imprensa faz balanço da 41ª edição do Festival de Cinema de Gramado
Amanhã, após os debates de curtas e longas-metragens, acontece a coletiva de encerramento do 41º Festival de Cinema de Gramado, na Sociedade Recreio Gramadense. Na ocasião, estarão presentes a secretária de turismo de Gramado, Rosa Helena Volk; diretor da Um Cultural, produtora do evento, Ralfe Cardoso; curadores Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho.
Prêmio Dom Quixote será entregue amanhã
Em 2013, ano em que o cineclubismo mundial celebra seu centenário, pela primeira vez o Dom Quixote será entregue no Festival de Cinema de Gramado, em sua 41ª edição. “Certamente tem uma importância muito forte estar aqui pela primeira vez. Nós queríamos trazer esse prêmio pra Gramado há um tempo e finalmente conseguimos”, conta Luiz Alberto Cassol, diretor do Iecine. Criado há cerca de 20 anos, trata-se de mais um espaço para o debate cineclubista. A Federação Internacional de Cineclubes (FICC) outorga o Prêmio Dom Quixote às melhores películas apresentadas em festivais internacionais, como o de Berlim, Locarno, Karlony Vary, Friburg e Cartago-Túnis. Este ano, os jurados do Prêmio Dom Quixote são Antonio Claudino de Jesus, Presidente da FICC, a jornalista e integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Maria do Rosário Caetano, e a Secretária para a América Latina da FICC, Cristina Marchese.
Othon Bastos visita Cristais de Gramado para fazer Kikito de Cristal do
42º Festival de Cinema de Gramado

O homenageado da noite, Othon Bastos, irá visitar a Fábrica de Cristais de Gramado, local onde o Kikito de Cristal é fabricado. A visita acontece a partir das 17h30. O ator que recebe a homenagem deste ano irá confeccionar o Kikito que será entregue ao homenageado do Festival de Cinema de Gramado do próximo ano. Essa é a primeira vez que um ator agraciado com o prêmio irá fabricar ao vivo o troféu.
“Cazando Luciérnagas” faz sua estreia mundial em Gramado

A produção colombiana “Cazando Luciérnagas” chega a Gramado para fazer sua estreia mundial no 41º Festival de Cinema. O filme, que será exibido hoje às 19h, conta a história de um homem que toma conta de um saleiro na Colômbia em uma vida completamente solitária até a aparição de sua filha de 12 anos. “A história é sobre um homem que descobre sua paternidade e uma menina que descobre sua vida adulta”, revela Roberto Flores Pinto, diretor do filme. Este talvez seja o menor elenco de um filme no 41º Festival de Cinema de Gramado. São dois atores: Marlon Moreno e Valentina Abril. “Eu passei duas semanas e meia nesse saleiro antes das gravações e quase enlouqueci”, conta Marlon. Ele, o diretor Roberto Flores Pinto e o roteirista Carlos Franco Esguerra estão em Gramado representando o longa. A locação do filme mudou o roteiro original da produção. Inicialmente, a história se passava em uma montanha e o protagonista cuidava de uma antena. “O nosso roteiro era vivo. A cada dia cortávamos falas e incluíamos outras coisas. Ele ficou completamente diferente do inicial”, conta Marlon.
Documentário sobre o músico Bebeto Alves será exibido hoje
O documentário “Mais uma Canção”, que mostra a trajetória do músico e compositor Bebeto Alves, um dos mais consagrados nomes da música popular no Rio Grande do Sul, será exibido nesta sexta-feira, às 16h no Palácio dos Festivais. Com direção de Rene Goya Filho e Alexandre Derlam, o longa é uma produção do Núcleo de Especiais da Estação Filmes. O filme traz depoimentos de nomes como André Midani, Zuza Homem de Mello, Antônio Villeroy, Nelson Coelho de Castro, Juarez Fonseca, Carlos Alberto Sion, Vitor Ramil, Humberto Gessinger, entre outras referências da cena musical. 
Abraccine reelege diretoria por mais dois anos

Foi realizada na tarde da quinta-feira (15), a eleição da diretoria da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Na ocasião os associados reelegeram Luiz Zanin Oricchio como seu presidente. Os votos foram presenciais e on-line. Apenas uma chapa estava inscrita para o pleito. A diretoria fica por dois anos no cargo.
Segundo o diretor tesoureiro da entidade, Paulo Henrique Silva, “o Festival de Cinema de Gramado se tornou o momento para fazer o encontro da associação, afinal são mais de 400 jornalistas participando”. Criada em 2011, a Abraccine tem participado dos mais importantes festivais do país, como Gramado, Recife, Brasília e Ceará.
“Na ocasião da votação informamos aos associados a incorporação da entidade na The International Federation of Film Critics (Fipresci)”, contou Silva. Hoje a Abraccine é a entidade nacional que congrega os críticos de cinema.
TVE, TVCOM e Canal Brasil transmitem ao vivo a
Cerimônia de premiação do 41º Festival de Cinema Gramado
A 41ª Edição do Festival de Cinema de Gramado contará com a transmissão ao vivo da TVCOM e do Canal Brasil. Neste ano, os telespectadores da TVCOM/SC também vão assistir a entrega dos Kikitos com o sinal da TVCOM/RS. A TVE vai ter as imagens da cerimônia geradas pelos dois canais. A transmissão da entrega dos Kikitos na noite de encerramento do Festival de Gramado num trabalho que envolve cerca de 30 profissionais das duas emissoras. A programação nos dois canais inicia às 20h45 neste sábado, 17, com a apresentação de Simone Zuccollotto (Canal Brasil) e comentários de Roger Lerina (TVCOM) e do critico de cinema Luiz Zanin Oricchio e reportagem de Sara Bodowsky (TVCOM).
CHEGAM HOJE EM GRAMADO
– Vladimir Brichta (ator, A Coleção Invisível)
– Murilo Rosa (ator convidado)
– Matheus Rocha (diretor de fotografia, A Coleção Invisível)
– Clarisse Abujamra (atriz, A Coleção Invisível)
PROGRAMAÇÃO DE HOJE
10h – Reprise Mostra Competitiva
14h – Mostra Cinema Gaúcho: Simone, de Juan Zapata
16h – Mostra Cinema Gaúcho: Mais uma Canção, de René Goya Filho e Alexandre Derlam
19h – Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Acalanto, de Arturo Saboia
– Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: Cazando Luciérnagas, de Roberto Flores Prieto
21h30 – Homenagem: entrega do Kikito de Cristal para Othon Bastos
– Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Simulacrum Praecipiti, de Humberto Bassanelli
– Mostra Competitiva Longas Brasileiros: A Coleção Invisível, de Bernard Attal
    Maitê Proença No Sofá…com João Nunes no Hotel Serra Azul
    Foto: Edson Vara/No Sofá

A Cristais de Gramado está convidando este colunista para um coquetel em homenagem ao renomado ator baiano Othon Bastos ( foto), que receberá a honraria máxima no 41° Festival de Cinema de Gramado. O ator será o primeiro homenageado a fabricar ao vivo o Kikito de Cristal, para o agraciado com o Troféu no Festival de Cinema de 2014.
O evento acontece hoje a partir das 17h:30 na Fábrica de Cristais de Gramado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here