O Festival de Teatro de Curitiba em números…

0
1125



Faltam 25 dias para o Festival de Curitiba!
Fringe Internacional

O Fringe, mostra que integra o Festival de Teatro de Curitiba, atrai também companhias do exterior interessadas em aproveitar o clima de intercâmbio e a concentração de olheiros e jornalistas em busca de novos talentos.  Em 2013, dez atrações virão de Portugal, França, Argentina, Espanha e Moçambique. ‘Monstro – Parte 1: Calamidade’ e ‘Monstro – Parte 2: Hecatombe’; ‘1325’; ‘Histórias de animais para outros que tais’; Temor e Tremor’; ‘Mais uma, mais uma, mais uma, mais uma, mais uma…’; ‘Fiandeira | olhos nos dedos | lã lã lã’; ‘ Tomate a Puro Tomate’; ‘Frente a Frente com Deus’ e ‘Cuidado!, un payaso malo puede arruinar tu vida’ são algumas das muitas opções da mostra.

O Fringe acontece de 27 de março a 7 de abril em 61 espaços diferentes, com mais de 350 espetáculos em cartaz.
 ‘Monstro – Parte 1: Calamidade’ e ‘Monstro – Parte 2: Hecatombe’ – http://festivaldecuritiba.com.br/2013/espetaculos/ver/492/Fringe/Experimental/Monstro_Parte_1_Calamidade
‘Histórias de animais para outros que tais’ –
 ‘CUIDADO!, un payaso malo puede arruinar tu vida’ –

‘A Música e a Cena’ tem novo diretor
‘A Música e a Cena’, espetáculo musical com a cantora Cida Moreira que é uma das atrações da Mostra 2013, está sob nova direção. O ator e diretor Gilberto Gawronski vai assinar a direção cênica da montagem, que terá estreia nacional no Festival de Curitiba. Ele substitui Murilo Hauser.
Gawronski tem destacada carreira nas artes cênicas, no Brasil e no exterior, e inúmeras premiações, entre elas o Prêmio Mambembe de melhor ator em 1990, Prêmio Sharp de melhor direção em 1998, além de ter dirigido espetáculos vencedores dos prêmios Shell, Mambembe, APCA e Qualidade Brasil em diversas categorias. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, ele conta com várias participações no Festival de Curitiba.
Em ‘A Música e a Cena’, a cantora Cida Moreira põe sua voz a serviço de grandes números compostos para óperas e musicais, reunindo um repertório que inclui, entre outros nomes, Gerschwin, Kurt Weil e Chico Buarque. 
Um problema de incompatibilidade de agendas impediu Murilo Hauser de prosseguir na direção cênica, como estava previsto inicialmente. 
O espetáculo, que é coproduzido pelo próprio Festival de Curitiba, tem apresentações dias 2 e 3 de abril, às 21h, no Guairão.

O Festival também movimenta o turismo

O Festival de Curitiba recebe um painel especial no 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade, evento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná – ABIH-PR, realizado dentro ao 19º Salão Paranaense de Turismo. No painel, que tem início às 16h30, o diretor do festival, Leandro Knopfholz, conta a trajetória do evento que chega a sua 22ª edição em 2013 com uma estimativa de público de 200 mil pessoas, 15% delas vindas de fora de Curitiba.

A edição deste ano do Festival de Curitiba terá cerca de 445 espetáculos e eventos diversos realizados em 76 espaços da capital paranaense, reunindo mais de 3 mil artistas e envolvendo, na produção, cerca de 700 pessoas, direta e indiretamente. O 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade integra o 19º Salão Paranaense de Turismo, que acontece desde ontem, prossegue com programação hoje no Expo ExpoUnimed. 

Mais informações no site do evento: http://www.abihpr.com.br/encontroparanaensedehospitalidade/.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here