49º Festival de Cinema de Gramado em reta final: Em 2022 – 50 Anos do Festival de Cinema de Gramado!

0
69

Roger Lerina e o Secretário de Cultura de Gramado- Ricardo Bertolucci Reginato
Edison Vara/Pressphoto/No  Sofá

Gramado terá Film Commission até o final do ano

Por João Nunes – o jornalista fica no @Daara Hotel e viaja Azul Linhas Aéreas

A exemplo de grandes polos audiovisuais como São Paulo, Gramado se prepara para profissionalizar o fomento à produção audiovisual na cidade com a criação da Gramado Film Commission. 

A iniciativa se propõe a ser um agente transformador da produção audiovisual em Gramado com a atração de produções audiovisuais, facilitação dos trâmites burocráticos e licenças para gravações e fomento ao mercado do audiovisual local possibilitando que a comunidade de Gramado tenha contato direto com o audiovisual e se aproprie da cultura. 

Em entrevista ontem durante os debates do 49º Festival de Cinema de Gramado e transmitida pelos canais digitais do evento, o Secretário de Cultura do município, Ricardo Bertolucci Reginato, adiantou que a comissão deve ser implementada por decreto municipal até o final deste ano. 

“A Gramado Film Commission vai funcionar como um grande captador de produções audiovisuais, um facilitador de toda a burocracia que se tem desde a liberação de uma licença para gravar em um espaço público ou na facilidade de conseguir uma locação e consequentemente vai desenvolver a economia criativa da cidade, trabalhar na formação de mão de obra gerando receita para a cidade e por fim, divulgar Gramado através da indústria do cinema”, explicou Reginato.  

Produtores interessados em saber mais da iniciativa podem entrar em contato através do e-mail [email protected] 

Canal Brasil exibe hoje última sessão da mostra competitiva

Às 21h30 o Canal Brasil exibe hoje a última sessão da mostra competitiva do 49º Festival de Cinema de Gramado. Os filmes “A fome de Lázaro” (PB), de Diego Benevides, e “Da janela eu vejo o mundo” (PR), de Ana Catarina Lugarini, encerram a mostra de curtas-metragens brasileiros. 

A comédia “Jesus Kid”, de Aly Muritiba, será o último Longa-Metragem Brasileiro a ser exibido. O protagonista Eugênio é um escritor de western em dificuldades. Seu personagem mais famoso, Jesus Kid, está indo mal de vendas. Então aparece o que poderia ser a sua salvação: ele é contratado para escrever o roteiro de um filme. O longa traz no elenco Paulo Miklos, Sergio Marone e Maureen Miranda. E entre os estrangeiros, o longa-metragem argentino “Planta Permanente”, do diretor Ezequiel Radusky, fecha a programação competitiva. 

Os filmes de curta-metragem ficam disponíveis até 21 de agosto nas plataformas de streaming nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Fora de competição, filme de Marcelo Galvão rodado nos EUA encerra o Festival amanhã (20)

Nesta 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o diretor brasileiro Marcelo Galvão, do “road movie down” “Colegas” e do drama magistral “A Despedida”, estreia no Brasil seu primeiro filme em inglês, rodado nos EUA.

“Fourth Grade” é uma adaptação de “Quarta B”, seu primeiro filme que já saiu vencedor na Mostra Internacional de SP de 2005. A nova produção reúne William Baldwin, Teri Polo, Mena Suvari e mais 11 outros atores que conferem a intensidade necessária à narrativa que desvenda ações e intenções de pais e responsáveis em obrigatória reunião escolar. “Fourth Grade” já recebeu o prêmio de melhor longa-metragem no Festival de Los Angeles, no Tagore International Film Festival na Índia e no Festival de Montreal, onde recebeu também prêmios para melhor atriz e melhor ator.  

Marcelo Galvão tem uma estreita relação com Gramado, onde já concorreu com os filmes “Colegas”, “A Despedida” e “O Matador”, vencendo dois Kikitos como melhor filme. A sessão acontece às 21h30 no Canal Brasil. 

Emoção deve marcar cerimônia de premiação 

Como já é tradicional, o último sábado do Festival de Cinema de Gramado será de premiação. O diretor de palco da cerimônia, Rubens Bandeira, adianta que a emoção deve dar o tom da cerimônia, que será transmitida pelos canais digitais do Festival na internet e pela televisão pelo Canal Brasil, TVE e TV Assembleia. 

“Preparamos uma homenagem aos realizadores e ao audiovisual brasileiro. Um texto contundente, ilustrado por imagens de arquivo, com a narração de Lázaro Ramos, dando o tom necessário à narrativa do atual momento do nosso audiovisual e a resistência do nosso Festival de Cinema de Gramado, que inova no formato e segue rumo aos 50 anos. E o ‘In Memoriam’ dessa edição é carregado de emoção por todas as perdas desse último período e, principalmente, com as mais recentes, de Paulo José e Tarcísio Meira”, adiantou o diretor. 

Como também já é uma marca da premiação, a música vai ter seu lugar garantido. A banda de jazz Cinnamon traz seu repertório sofisticado para a trilha sonora com participações entre a entrega de um Kikito e outro. A equipe de palco deste ano conta 15 pessoas. 

Foto Registro:

49º Festival de Cinema de Gramado – Secretário de Cultura de Gramado -Ricardo Bertolucci Reginato. Foto BY Edison Vara/Ag. Pressphoto/No Sofá

Detalhes da preparação do palco Palácio dos Festival para a premiação de amanhã.

Foto: by Edison Vara/Ag. Pressphoto/No Sofá

COMO ASSISTIR:

Longas-metragens (brasileiros, estrangeiros e gaúchos)
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV. Os Longas Gaúchos estarão disponíveis, de 16 a dia 21 de agosto, nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Curtas-metragens brasileiros
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Curtas-metragens gaúchos
A exibição acontece de 16 a 19 de agosto, a partir das 22h30, na grade linear da TVE-RS. De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis no site do evento e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Filme de encerramento | “Fourth Grade”, de Marcelo Galvão
Dia 20 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV.

Cerimônia de premiação :

Dia 21 de agosto, às 16h, acontece a transmissão da premiação do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas com transmissão pela TVE-RS, TV Assembleia do RS e site e redes sociais do festival. E às 21h inicia a premiação de longas e curtas brasileiros com transmissão ao vivo de Gramado pelo site e redes sociais do evento, pelo Canal Brasi na TV e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV.

Ministério do Turismo e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Apoio: Da Magrinha, O2 Pós, Azul Viagens,  Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie, IECINE. Cia Aérea Oficial:  Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado.  Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.


PUBLICIDADE