AMANDA LYRA LANÇA VIDEOCLIPE QUE RESSIGNIFICA ACESSIBILIDADE DENTRO DA PRODUÇÃO MUSICAL

0
96

No dia três de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a compositora, cantora e mulher cadeirante, Amanda Lyra, lança “Sem Reclamar”, canção que critica o olhar capacitista das pessoas sem deficiências para com a diversidade de corpos que existem. A música vem acompanhada do primeiro videoclipe da artista, uma produção audiovisual acessível, com elenco composto apenas por pessoas com deficiências em um lugar de protagonismo e destaque.

“É um presente para as próximas gerações de pessoas com deficiência que vão poder  ocupar lugares que até então não eram pensados para elas. A ideia é desmontar o estereótipo triste e assistencialista que a sociedade alimentou por tanto tempo como o padrão de representação de pessoas com deficiências”, comenta a compositora. 

O roteiro traz pessoas com deficiência num lugar onde elas não estão acostumadas a serem reconhecidas: sendo protagonistas na interpretação de papéis que as representam como são. “Eu me senti muito bem ocupando um espaço que jamais imaginei que podia ser meu”, relata a estudante de psicologia Tauani Vieira, que aparece em frente ao espelho, se maquiando.

“Sem Reclamar” se coloca como clipe-protesto e quebra com o ciclo da falta de acesso, disponibilizando recursos para que todo mundo possa curtir. Durante as gravações, foram realizadas entrevistas com o elenco e equipe de acessibilidade, abordando suas experiências e perspectivas sobre inclusão, representatividade e acesso. Em breve mais informações sobre o documentário.  Além de casting 100% de pessoas com deficiência, toda equipe do projeto é composta por mulheres.

Amanda Lyra é cantora, compositora, palestrante, produtora e criadora de conteúdo sobre a causa PCD. Busca difundir suas ideias de inclusão, aceitação e positividade. É  co-fundadora e organizadora do Projeto Solyra, que leva música para mais de 1.500 alunos com deficiências em Curitiba e Região Metropolitana. Participou da elaboração dos termos do Decreto nº1049 de 2020 – que Institui o Plano Decenal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Curitiba. Está à frente do setor de Acessibilidade da i-Cherry (grupo WPP), agência de publicidade e performance digital.

**** Na quarta-feira, 1º de dezembro, a cantora Amanda Lyra fará o pré-lançamento do clipe “ Sem Reclamar”, que terá como local o Cine Passeio. O lançamento oficial, será no dia 3 , pelo youtube, quando é referenciado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

                       Com entrada gratuita, estão programadas três sessões das duas versões do clipe (com e sem audiodescrição) nos horários de 14h00, 15h00 e 16h00. As exibições acontecerão na sala Valencio Xavier, que possui piso plano e cadeiras convencionais (então será uma experiência de cinema), confortável para cadeirantes. O clipe conta recurso de libras, legenda e audiodescrição.

                      O local do evento, seguirá todas as normas orientadas pelos órgãos de saúde, tais como desinfecção de ambiente, distanciamento das pessoas, uso álcool em gel. O Cine Passeio está localizado na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti.