Artista plástica Maria de Francisco apresenta “Sinfonia em Aquarela” no Espaço de Arte Francis Bacon

0
37

Artista Maria de Francisco em foto by Alice Varajão/No Sofá

MARIA DE FRANCISCO APRESENTA SINFONIA EM AQUARELA
A artista plástica Maria de Francisco realiza exposição individual de pintura em aquarela no novo Espaço de Arte Francis Bacon. Quando você chega ao Espaço de Arte Francis Bacon, no segundo andar do Museu Egípcio, logo à entrada se depara com este texto:
Sinfonia em Aquarela
“Maria é um dom…”
O dom de nos instigar a perceber a arte, não apenas a olhá-la, mas percebê-la com os olhos do coração, da alma. E tudo isso está presente na arte de Maria de Francisco.
Há uma quase incoerência no nome da artista. Aquele “de”, que implica subordinação, porque Maria não se subordina a nada ou a ninguém, apenas à arte, aos pincéis, à beleza.
Ela, sim, nos subordina ao seu talento e ao convite que nos faz para entrarmos no mundo do belo, da leveza, da liberdade de criação e de viver.
“Maria… é uma certa magia”
A magia do interpretar, do sentir, do transformar, de criar, com nossa percepção, sobre o que está criado.
Maria nos pega por suas mãos e pinceladas e rege com maestria sua Sinfonia de Aquarela.
Três espaços que compõem seus três movimentos:
– O primeiro “movimento” nos apresenta sua liberdade de criação, sua independência, sua autonomia de voo que nos encanta com o criado pelo suspiro do coração, pelas mãos que regem os pincéis que harmonizam temas livres;
– O segundo ‘movimento’ mostra ao visitante o resultado dos olhos de Maria sobre a sétima arte e entrega a nós, em aquarela, “Todas as Manhãs do Mundo”, de Alain Corneau;
– No terceiro “movimento”, a artista nos revela por que nasceu, por que é artista e fecha sua Sinfonia aquarelando outra obra da tela grande:
A Vida em Preto e Branco, de Gary Ross. O encontro de Maria e Ross é uma celebração, o momento em que a artista nos convida a refletir sobre colorirmos nossa existência e fazer dela uma obra de arte, como Maria de Francisco fez para nos ensinar.
Sejam bem-vindos, o espetáculo está começando.
(texto de Silvani Müller Barone)
Obras inspiradas no filme: “A Vida em Preto e Branco”
Obras inspiradas no filme “Todas as Manhãs do Mundo”
A artista reúne nesta coleção intitulada Sinfonia em Aquarela, obras elaboradas nos últimos anos, incluindo obras executadas durante o tempo em que todos nós fomos submetidos a longos períodos de isolamento e convivendo apenas em nossos círculos familiares e amigos mais chegados.
Ao todo são 29 obras, na técnica de aquarela sobre papel.
O público pode visitar a exposição no Espaço de Arte Francis Bacon, Museu Egípcio, AMORC, na Rua Nicarágua, 2620 – Bairro Bacacheri – Curitiba.
Serviço No Sofá:
Sinfonia em Aquarela de Maria de Francisco
Espaço de Arte Francis Bacon / Museu Egípcio e Rosacruz
Rua Nicaraguá, 2620 – Bacacheri – Curitiba – PR
Horário: Terça a sexta-feira, das 13h30 às 17 horas, exceto feriados
Período expositivo de 23/04/2024 a 25/05/2024
Mais informações telefone: (41) 3351-3087