CULTURA NO SOFÁ: O Charme da Livraria da Vila chega no Pátio Batel

0
1507
Charmosa rede de livrarias paulistana terá sua primeira loja no Sul do país, no Pátio Batel. O espaço contará com auditório, café e arquitetura diferenciada
Foto: Divulgação/No Sofá
O Pátio Batel, novo conceito de centro de compras do Grupo Soifer, com inauguração prevista para março de 2013, vai ter a primeira unidade da Livraria da Vila fora do Estado de São Paulo e a primeira na Região Sul, depois de 27 anos de sua fundação


Considerada “a livraria de referência do leitor paulistano mais exigente”, a Livraria da Vila tem como característica principal ser mais do que um local de venda de livros: suas lojas são pontos de encontro e de cultura, com atrações o ano inteiro. Nesse aspecto, apresenta total sintonia com o local escolhido para sua loja em Curitiba: o Pátio Batel tem como conceito reunir, em um mesmo espaço, compras, lazer, entretenimento e cultura.
Atualmente, a rede da Livraria da Vila é formada por seis unidades; a sétima está em vias de abertura na capital paulista e a oitava será aberta em Campinas, até o final de 2012. A rede oferece diferenciais importantes para os amantes da leitura: seus vendedores são também bons leitores e os espaços das lojas são projetados para um mergulho no mundo dos livros, da música e do cinema. Com aconchegantes lounges de leitura, auditórios e cafeterias, contam, ainda, com agenda gratuita de lançamentos, pocket shows, palestras, encontros e bate-papos com escritores, além de intensa programação infantil.
O Pátio Batel, por sua vez, conta com o charme de um projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Antônio Paulo Cordeiro, que apresenta características urbanas de Curitiba com amplas áreas verdes ao ar livre, iluminação natural e ambientes internos que privilegiam o bem estar nas áreas de circulação. Além disso, apresenta marcas nacionais e internacionais icônicas como Louis Vuitton e Tiffany&Co. – que, assim como a Livraria da Vila, também são exclusivas no Sul do país – passando por salas de cinema de última geração (tecnologia 4 D-X) da rede Cinépolis Cinemas, a quarta maior do mundo.
“Posso dizer que fomos seduzidos pela proposta do Pátio Batel, que envolve muito mais que um centro comercial: vai ser um foco de cultura, lazer e entretenimento na cidade. E isso tem tudo a ver com a nossa linha de atuação”, ressalta Samuel Seibel, presidente da Livraria da Vila.

A Livraria da Vila no Pátio Batel vai ter 838m2 de área e projeto do arquiteto Isay Weinfeld. Como a rede de Seibel não adota a padronização visual para as suas livrarias, Curitiba ganhará um espaço exclusivo, tanto do ponto de vista arquitetônico, como de disposição de produtos. O conceito coincide com o projeto do Pátio Batel, marcado por características urbanas de Curitiba reconhecidas internacionalmente, como a sustentabilidade, mixadas a uma tendência mundial em espaços de consumo: estilo clean, áreas arejadas e muita iluminação natural.

Para Salomão Soifer, presidente do Grupo Soifer, empreendedor do Pátio Batel que conta com outros quatro centros de compras – Shopping Rio Sul (Rio de Janeiro), Shopping Mueller (Curitiba), Shopping Mueller Joinville (Joinville) e Shopping São José (São José dos Pinhais) –, além de atuar em Turismo, Logística, Reciclagem e Agronegócio, a parceria atende a um objetivo comum:
“A Livraria da Vila tornou-se um pólo cultural em São Paulo e quer ser o mesmo em Curitiba. Nós acolhemos a proposta com entusiasmo, porque temos esse mesmo propósito com o Pátio Batel. Buscamos reunir no empreendimento tudo o que os centros de compras da região não oferecem, e a ênfase na programação de Cultura é um dos pontos-chave para que isso aconteça”.