O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participa nesta terça-feira (16), às 9h30, em Foz do Iguaçu (PR), da 15ª Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores. O encontro, no Wish Resort Golf Convention, vai reunir representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela, países membros do Mercosul, e do Chile, Estado associado.
Alves fica na cidade até amanhã (17), para a abertura do 10ª edição do Festival de Turismo das Cataratas (FIT). A agenda do ministro inclui visitas à Itaipu Binacional e às Cataratas do Iguaçu.
O objetivo da reunião ministerial, na terça-feira, é avaliar estratégias para melhorar o processo de integração regional, usando o turismo como ferramenta. “Iremos discutir acordos em estatísticas turísticas, a criação de um fundo de promoção do bloco, inclusive em mercados distantes, e no desenho de roteiros integrados, no conceito de multidestinos”, antecipou Alves.
Henrique Alves vai aproveitar a viagem para cumprir uma agenda extensa na cidade. Ainda na terça-feira, fará uma visita ao Parque Nacional do Iguaçu, o principal destino turístico da região e um dos mais importantes do País. Na quarta (17), pela manhã, está programado um sobrevoo às Cataratas do Iguaçu e à usina hidrelétrica de Itaipu.
Em seguida, o ministro fará uma visita técnica ao complexo hidrelétrico acompanhado pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, pelo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, pelo secretário de Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, e pelo presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes.
Ainda na quarta-feira, às 16h30, Henrique Alves participa da reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), no Cataratas Thermas Resort & Convention.
À noite, às 20h, no Recanto Cataratas Resort, o ministro vai abrir a 10ª edição do Festival de Turismo das Cataratas (FIT). A solenidade terá a presença da ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e do superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu, entre outras autoridades.
O festival ocorre de 17 a 19 de junho no Rafain Palace Hotel & Convention Center, com patrocínio de Itaipu, Sebrae Nacional, Fecomércio Paraná e Fundo Iguaçu. A organização é da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do Ministério do Turismo e Paraná Turismo.
Sobre o festival
O Festival de Turismo das Cataratas é considerado o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segundo maior de turismo da região Sul do País. Entre os objetivos estão a geração de negócios, o fortalecimento e a divulgação do turismo no Brasil e no exterior. O público alvo são agentes de viagem, operadores, hoteleiros, guias de turismo, companhias aéreas, bares e restaurantes, empresas de transportes, instituições governamentais – entre outros.
Nos três dias de evento, o festival vai promover uma série de atividades, como a Feira de Turismo e Negócios, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, a Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, a Expo Hotel Cataratas, o Salão Adventure Cataratas, o Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, o Salão E-Marketing Cataratas, o Salão MICE Cataratas, além de eventos paralelos como o Festival Gastronômico da Abrasel, Capacitação de Profissionais no Turismo, palestras e visitas técnicas.
Estão previstas ainda a presença de caravanas de vários Estados brasileiros, da Argentina e Paraguai.