No Sofá no Natal da Solidariedade: Natal do HSBC vai celebrar a Educação

0
1088
Natal do HSBC vai celebrar a Educação
Espetáculo “Cantando o Natal” apresenta crianças e jovens
que durante o ano participam do HSBC Educação

 
Quando as janelas do Palácio Avenida se abrem e o Coral do HSBC canta o Natal, o evento – que é um cartão postal de Curitiba/PR desde 1991 – ganha vida. Entretanto, o espetáculo é mais do que apenas uma apresentação festiva. É a mostra final do Programa HSBC Educação, que apoia o desenvolvimento de diversas iniciativas educacionais em todo o Brasil. Em Curitiba e região são apoiadas 11 instituições de acolhimento, assistindo mais de 400 pessoas, sendo cerca de 300 crianças e adolescentes. O programa é uma iniciativa do Instituto HSBC Solidariedade e fortalece o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

As ações desenvolvidas pelo programa têm duas frentes de atuação: a capacitação profissional, com foco na educação emocional das crianças e dos 160 funcionários das instituições de acolhimento; e o apoio às crianças e adolescentes com reforço escolar, aulas de música, atendimento psicológico e médico, assim como orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho.

O Coral de Natal, que reúne cerca de 100 crianças e jovens entre 7 e 16 anos, trará o clima natalino com canções e personagens típicos da festa seguindo o tema “Cantando o Natal” e encerra um ano de realizações para todos que participam do Programa HSBC Educação.

Este ano, a estreia acontece no dia 28 de novembro. As apresentações do Natal do HSBC vão até 14 de dezembro, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 20h15 no Palácio Avenida.

Natal do HSBC 2014 


O espetáculo acontecerá em um palco que faz alusão aos tradicionais e antigos coretos de igrejas e praças, com referências barrocas. Solistas e musicistas mirins, assim como bailarinos, também se apresentarão com as crianças do Coral.

O repertório contará com quinze músicas que seguem uma temática clássica doNatal, com canções tradicionais. Apesar de resgatar aspectos da tradição do natalde países europeus e norte-americanos, a seleção musical tem muitos elementos que remetem à cultura brasileira. O evento tem apoio do Ministério da Cultura.
 
Anjos de Natal


Cerca de 165 colaboradores e estagiários do HSBC (e familiares) são selecionados para atuar como voluntários e acompanhar as crianças e adolescentes durante os ensaios finais e as apresentações. Eles são conhecidos como os “Anjos de Natal” e trabalham para garantir o bem-estar das crianças antes, durante e após as apresentações. São eles que auxiliam a colocar o figurino, cinto de segurança e adereços utilizados no espetáculo.

Esses voluntários passam por uma capacitação coordenada por especialistas e recebem apoio de uma equipe de psicólogos em todas as apresentações.

Figurino e Adereços


A vestimenta das crianças será composta por elementos barrocos e tradicionais doNatal, reforçando ainda mais o espírito natalino. Além disso, se aposta em elementos e materiais reciclados, contribuindo com a sustentabilidade do projeto, com beleza e criatividade. No total são três figurinos e 12 trocas de adereços.

Serviço No Sofá:

O que: Apresentações do Espetáculo de Natal HSBC 2014
Onde: Palácio Avenida, Centro de Curitiba/PR
Quando: De 28 novembro a 14 de dezembro (sempre às sextas, sábados e domingos)
Horário: 20h15
Duração: 45 min

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here