No Sofá….

0
945

“Os corpos celestes são a causa de tudo que acontece no mundo sublunar”- 
S. Tomás de Aquino

**** Segredos da História….

Em meio a vários temas conversados na semana, durante jantar exclusivo, comentou-se os protestos que estão acontecendo pelo país e refletindo no exterior. Entre outros motivos, os manifestantes reclamam dos gastos excessivos da Copa. Um amigo da coluna e que foi próximo do então presidente João Batista Figueiredo relembrou um episódio que é pouco conhecido. Os responsáveis pelo evento internacional de futebol consultaram o governo brasileiro a respeito da realização do certame no Brasil. O presidente Figueiredo não aceitou e deu suas razões: ” o país não pode ter gastos extraordinários, quando tem outros problemas para resolver”. Foi nos primeiros anos da década de 1980, e o México, depois de consultado, aceitou sediar a copa de 1986.

****A coluna recebe convite para participar de amanhã até 5 de julho, em São Paulo, do 8° Congresso Nacional de Designers de Interiores. O evento contará com a presença do arquiteto italiano Simone Michelli, além de Ken Nisch, guru do varejo mundial, e da arquiteta Jóia Bergamo.

****As praias brasileiras, longe de dúvidas, oferecem as mais belas paisagens e uma variedade de enseadas e baías inigualáveis. A CNN listou oito das paragens do nosso litoral como ideias para férias. As praias pernambucanas foram destaque: Praia dos Carneiros, em Tamandaré; Porto de Galinhas, no Ipojuca, e a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha. Na Bahia, as escolhidas foram as do Porto da Barra e Taipus de Fora. Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro, e a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte também integram a lista.

Dica do colunista: De todas, escolho em primeiro lugar a Pipa, com mar caliente e uma paisagem única, com suas falésias e elevações de formas inusitadas, como aquela que dá nome ao balneário. O local in da Pipa é a Pousada Toca do Coruja, que faz parte do grupo de estabelecimentos incluídos no Roteiros do Charme. O restaurante, instalado no centro de um jardim, aves e saguis podem ser avistados nas árvores, e são servidos pratos da cozinha “fusion” com toques regionais.

****A coluna recebeu convite para participar da coletiva de imprensa hoje pela manhã, na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mário Quintana, da organização do Festival de Cinema de Gramado, que divulga os filmes selecionados para a mostra, que acontece na serra gaúcha, de 9 a 17 de Agosto. No evento, estavam presentes Nestor Tissot- Prefeito de Gramado; Rosa Helena Volk- Secretária de Turismo e Coordenadora Geral do evento; Ralfe Cardoso- Diretor da Um Cultural; Rogério Poloni- Presidente da Gramadotour; e os curadores Marco Santuario e Rubens Ewald Filho.