Novembro Azul: Seja o seu herói…

0
309

Há tempos presenciamos campanhas de prevenção do câncer de próstata com o auxílio da mídia e da sociedade. “Cuide da sua próstata”, “ Faça o seu exame preventivo” são frases que costumeiramente ouvimos, sobretudo nesse mês de Novembro. Mas, por quê? Essa resposta pode ser obtida sob duas perspectivas.

Os dados em relação à doença maligna da próstata são impactantes: segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), havia a estimativa de 85000 novos casos de Câncer de Próstata no Brasil somente em 2019. Outros dados também corroboram a grande incidência dessa malignidade no mundo ( 1 diagnóstico a cada 7 minutos, 1 óbito a cada 40min) Isso já é, portanto, motivo de preocupação masculina. E a forma que temos para reduzir o número de morbidade e mortalidade resultante dessa doença é a conscientização a respeito do exame preventivo.

Obesidade, tabagismo e sedentarismo são conhecidos fatores de risco para câncer de próstata e outras neoplasias ou doenças cardiovasculares como Infarto Agudo ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Tais itens nos mostram que em muitos momentos nós mesmos somos os responsáveis pela nossa condição de saúde. Quando vamos ao médico para fazer exames de rotina, devemos entender que o profissional à nossa frente tem, além de diagnosticar
e tratar eventual patologia, também o papel de orientador. E cabe a nós, portanto, entendermos a responsabilidade que temos com a própria saúde no que tange à redução de fatores de risco e busca do diagnóstico precoce.

Seja em novembro ou em qualquer momento do ano, devemos manter os cuidados com a nossa saúde sob todos os aspectos ou perspectivas. Seja o seu herói!!

**** Dr.João Álvaro Silva- Urologista da Clínica Urovitae, Membro do Grupo São Pietro