Porque hoje é sábado: Seu travesseiro deixa você dormir bem?

0
1465

Diversos problemas, desde uma noite mal dormida até alergias, dores, tensões musculares e até acne podem estar relacionados ao acessório

Os distúrbios do sono como apneia, insônia, síndrome das pernas inquietas, sonambulismo e outros problemas mais comuns, afetam cerca de 40% da população brasileira, de acordo com dados da Associated Professional Sleep Societies (Associação Profissional das Sociedades do Sono), dedicada a pesquisas relacionadas ao tema em todo mundo.

A maioria das pessoas subestima a importância do travesseiro para a qualidade do sono. Porém, ele pode causar alergia ou atacar a asma, caso tenha ácaro; dores e tensões musculares, se não estiver adaptado ao jeito de dormir e tamanho da pessoa, e ainda até causar acnes, devido ao acumulo da oleosidade do rosto nas fronhas – caso não sejam trocadas com frequência.

“Há diversas características que influenciam no sono e estão ligadas ao travesseiro, como a escolha da matéria-prima, tamanho, maciez, temperatura e até odores que afetam e podem causar uma noite mal dormida”, explica Lenise Campos, da Trousseau Pátio Batel. Lenise ainda destaca a importância da durabilidade do objeto, que normalmente não deve passar de dois anos de uso.

Veja como escolher o travesseiro de acordo com suas caraterísticas:

Matéria-prima: eles podem ser de penas de ganso, espuma, látex ou ortopédico, cada um com vantagens e desvantagens diferentes, e adaptáveis às necessidades e estilo de vida de cada um.

Altura: as diferentes posições que se dorme ao longo da noite podem ser fundamentais para a escolha da altura de um travesseiro. Quem dorme de lado, a altura deve ser suficiente para manter a espinha alinhada. Caso o sono seja de barriga para cima, ele deve ser mais baixo, de modo que não projete o pescoço para frente.

Tempo de utilização: com o tempo, eles tendem a ficar deformados e cheios de micróbios.

A indicação é que seja trocado no máximo a cada dois anos, porém em alguns casos deve ser trocado antes desse tempo. Para prolongar a vida útil do objeto, é recomendado que evite ao máximo que o travesseiro fique úmido, inclusive não deve ser mergulhado na água, e é importante que seja colocado no sol pelo menos duas vezes por semana.

Fronha/Capa: são indicados tecidos que não provoquem irritação, sejam mais suaves – látex e borracha não devem ser usados. O ideal é usar a clássica fronha clarinha e sem estampa, porque as cores mais fortes podem conter tinturas que aumentam o risco de reações alérgicas. Além disso, as capas são ótimas para evitar manchas e aumentar a vida útil do travesseiro.

Odores: o travesseiro é um ambiente ideal par ao desenvolvimento de ácaros: quente, macio e na maioria das vezes úmidos, o que causa inúmeras alergias. O mesmo acontece com travesseiros com cheiros, sejam eles perfumes ou ervas, podem ser um gatilho para novas alergias e, consequentemente, noite mal dormida.

Serviço No Sofá:
Trousseau
Pátio Batel, piso L2 – Av. do Batel, 1868 – Batel
Telefone: (41) 3232-8015
www.trousseau.com.br
www.facebook.com/trousseauoficial
Twitter: @trousseau_
Instagram: @trousseauoficial

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here