Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda…

45
1214
Prêmio João Turin chega à sua 10ª edição
Música paranaense é a inspiração do concurso
Um dos eventos pioneiros no Brasil na conexão entre Moda e Cultura, o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda chega em sua 10º edição com o tema “Costura Afinada – A Trilha Sonora da Moda Paranaense”, com inspiração nos compositores do estado e suas obras. 
Idealizado e coordenado pela jornalista Nereide  Michel e pelo produtor Paulo Martins, o concurso é direcionado aos cursos de moda e envolve 20 instituições de ensino. O vencedor, além do troféu, ganhará uma viagem para Milão, com hospedagem e passagens áreas inclusas.
O principal objetivo do prêmio, que terá sua final em novembro, é estimular a pesquisa em temas da cultura paranaense para o desenvolvimento de coleções. A primeira edição do concurso aconteceu em 2003 e desde então já apresentou como desafio aos participantes diversas facetas da cultura paranaense: Movimento Paranista, Fandango, Modas da Moda Paranaense, Tropeiros, Bandeira do Estado do Paraná, Cataratas do Iguaçu, Paulo Leminski, Minha Cidade vira Moda e Pintores Paranaenses.
O nome do concurso é uma homenagem ao conceituado artista plástico João Turin, que participou do Movimento Paranista que tinha como proposta valorizar o Pinheiro,  árvore-símbolo do estado, na criação de obras de arte. João Turin ampliou este conceito e integrou a temática a esboços de roupas e acessórios tornando-se assim o precursor do Design de Moda com Identidade Paranaense.
 

45 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here