Conexão na Momentum & Design….

0
1311

.

Chefs & Design/13
A capital paranaense recebe nova mostra que celebra o bem viver em um mix de experiências
Da Redação/No Sofá
A loja de mobiliário assinado Momentum & Design será palco de um novo conceito de evento que irá acontecer entre os dias 04 e 20 de novembro em Curitiba. Sob o nome “Chefs & Design” a mostra apresenta um mix de arquitetura, decoração, design, arte, moda e gastronomia nacional e internacional. Com uma programação diversificada, a proposta pretende promover diversas experiências, de palestras, exposições e desfiles a degustação e aulas show de gastronomia.
Entre os convidados estão os conceituados designers Enrique Rodriguez e Jacqueline Terpins, que irão falar sobre conceitos artísticos, Sergio e Jack Fahrer, que vão abrir o bate-papo sobre cinema, design e música e, aproveitando a veia artística da família, vão subir ao palco para um show exclusivo. Ainda no hall de atrações do evento, o designer Pedro Mendes, junto do grupo de artistas “Croquis Urbanos”, irá estrear uma exposição de obras.
Profissionais da arquitetura e decoração de Curitiba irão levar para 14 ambientes da Momentum & Design a sua visão sobre o Luxo, criando espaços inéditos e inspiradores. No time responsável pela ambientação da loja estão os profissionais: Wolfgang Schlogel, Sergio Valliatti e Luciana Patrão, Melissa Dalegrave, Simone Stolfa e Claudia Romano, Jocymara Nicolau e Andréa Posonski, Viviane Loyola, Silvia Franzoni e Fernanda de Almeida Cassou, Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, Sumara Bottazzari, Caroline Bollmann, Sabrina Becker e Samara Barbosa e Michele Krauspenhar.
Para os amantes da gastronomia, a mostra traz grandes chefs internacionais que vão ministrar aulas show com pratos consagrados, tardes e noites de degustação com delicias da culinária do Peru e de Portugal, uma imersão incrível no mundo do chocolate, além de um dia especial dedicado ao café e todas as suas saborosas variações.
O Chef peruano Piter Garcia Venegas, braço direito do aclamado Gastón Acurio, e um dos responsáveis pela cozinha do restaurante recém premiado nº 1 da América Latina, Astrid&Gastón, irá apresentar as verdadeiras preciosidades da cozinha peruana, entre elas quatro versões do ceviche. Além de realizar o coquetel de abertura da mostra, o Chef Piter irá ministrar duas aulas show durante a primeira semana.
Na terceira semana o Chef revelação Fabio Bernardino, junto da engenheira de alimentos e chef Fernanda Rebelo, mostra a tradição e beleza da cozinha portuguesa em aulas sobre a culinária local. A chef ainda apresentará um painel completo sobre a gastronomia de Portugal e as regiões produtoras de iguarias finas, além de contar um pouco sobre a tradicional Confraria do Pão de Santo Antonio. Para a festa de encerramento do “Chefs & Design”, Bernardino assina o cardápio que irá contar com um sofisticado coquetel.
Referência no mundo da moda a aclamada Saint Laurent Paris, antiga Yves Saint Laurent, sob o comando do visionário Hedi Slimane lança tendências a cada estação. Na mostra, em um desfile para um seleto grupo de convidados, o hair designer do Vimax Art Hair & Beauty e embaixador da L’Oréal Brasil, Viktor I, apresentará as novas linhas de maquiagens da marca, além dos cortes para o Verão 2014. Na ocasião a boutique de beleza Laffayette estreia seus lançamentos em produtos.
A mostra de decoração ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h e sábados das 10h às 16h e não oferece custo para a visitação dos ambientes.
As palestras são restritas aos convidados das empresas parceiras e não tem custo.
As aulas-show estão abertas ao público, com vagas limitadas, e terão um custo de inscrição no valor de R$100,00. As inscrições devem ser feitas pelo site da Momentum&Design até o dia da aula e o pagamento é feito no local.
A inscrição para as degustações também devem ser feitas pelo site da Momentum&Design e terão o custo de R$ 100,00.
O desfile Yves Saint Laurent será exclusivo para os convidados da marca.
Momentum&Design
Rua Desembargador Costa Carvalho, 208, Batel- Curitiba/PR.
 Designers:
Jacqueline Terpins
Formada em Comunicação Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ, Jacqueline estudou técnica de sopro em vidro na Penland School of Art and Craft e na Pilchulk Glass School (EUA) e desenho na Byam Shaw School of Painting and Drawing (Inglaterra). Iniciou sua atividade como designer em 1989 e fundou o Estúdio Jacqueline Terpins em 2001, localizado em São Paulo, onde trabalha essencialmente com cristal soprado, vidro plano e madeira. Em 2012, lançou uma linha de móveis e objetos em corian, material sintético composto de minerais naturais e resina. Como artista plástica, participou de várias exposições coletivas e individuais.
 Pedro Mendes:
Formado em Desenho Industrial na Universidade Mackenzie, o foco de Pedro Mendes sempre foi o mobiliário e a decoração.  Já no inicio abriu um escritório para projetos e uma marcenaria para criar suas próprias peças, que logo evoluindo para uma pequena fábrica de móveis em série. O profissional cria peças de personalidade marcante, trabalhando com materiais ecologicamente corretos, como o MDF, madeira compensada e folhas certificadas.
 Sergio Fahrer:
Designer de mobiliário, Sergio Fahrer utiliza matéria-prima certificada pelo FSC em suas criações e aplica várias técnicas pesquisadas e desenvolvidas por ele mesmo, algumas delas inéditas no mundo, como a multilâminação de MDF. Formado pelo MIT, em Los Angeles, EUA, iniciou sua carreira como designer através da arte da Luteria, de desenho e construção de instrumentos musicais. Considerado um dos grandes nomes do design contemporâneo brasileiro, Fahrer conta com uma produção consistente e premiada.
 Jack Fahrer:
Desenhar é uma atividade que sempre fez parte do dia a dia de Jack Fahrer. Estudou no Centro Brasileiro de Formação para Moda (Cebrafam), da Faculdade Anhembi-Morumbi, e trabalhou com estilismo e HQ, nos Estados Unidos. Morou por cinco anos em Nova York, onde fez sucesso com a banda Madame, e desenvolveu trabalhos na área das artes plásticas. Durante seis anos, atuou como diretor da empresa Equipo, onde participou do desenvolvimento e da criação de modelos de instrumentos musicais.
 Enrique Rodriguez:
A ópera e as viagens pelo mundo são as principais fontes de inspiração do arquiteto e designer Enrique Rodriguez. O profissional cria uma sofisticada arquitetura de papelem que todos os produtos envolvidos em suas construções artísticas são obtidos por processos manuais e com utilização de materiais orgânicos. As matérias primas são trazidas principalmente do Japão, Indochina e Europa, mantendo a tradição da elaboração artesanal e técnicas especiais de execução. Atualmente seu trabalho está focado na criação e aplicação de conceitos artísticos para projetos corporativos, institucionais e particulares.
 Chefs:
 Chef Fabio Bernardino:
Ainda jovem, o Chef Fábio Bernardino é Chef, Com uma forte paixão pela cozinha portuguesa, em especial pela confeitaria, o Fábio Bernardino iniciou a sua carreira com apenas 14 anos de idade ao frequentar o curso profissional de cozinha e confeitaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Aos 24 anos é Chef, professor e consultor gastronômico, além de ser presença constante no programa de televisão “Querida Júlia”, exibido diariamente pela apresentadora Julia Pinheiro no canal SIC.Sua excelência na profissão o fez passar por grandes hotéis e restaurantes portugueses, como os do grupo Pestana Hotéis & Resorts e os Hotéis Heritage Lisboa.
É formado em Produção Alimentar em Restauração e Mestre em Segurança e Qualidade Alimentar pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Atualmente faz Doutorado em Turismo e Gastronomia no Instituto de Ordenamento do Território na Universidade de Lisboa, tendo finalizado nos últimos anos pós-graduações em Gestão Hoteleira e Imagem e também em Protocolo e Organização de Eventos no ISLA Campus Lisboa.
Além de ministrar aulas de cozinha, pastelaria, panificação e restauração, o Chef Fábio Bernardino é a consultor na inovação e desenvolvimento de produtos dietéticos e iguarias tradicionais portuguesas. Participa ativamente em projetos de educação alimentar em escolas, hospitais, cantinas e lares sociais, e na organização de eventos gastronômicos e preservação do patrimônio gastronômico-cultural português.
Ao longo da sua carreira foi ainda agraciado com o Prêmio Novos Sabores Lusiaves, obtendo o 1.º lugar de Jovem Cozinheiro do Ano de 2007 e, mais recentemente, em 2011, recebeu o 1.º no IV Concurso Nacional de Gastronomia e Vinhos Verdes, da Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes, prêmio que voltou a receber na edição de 2012.
 Engenheira de alimentos e chef Fernanda Rebelo:
A engenheira de alimentos e chef Fernanda Rebelo é a representante da Associação das Indústrias de Panificação de Lisboa e da Confraria do Pão de Santo António. A Confraria do Pão de Santo António foi fundada em 2012 e tem por principais fins a defesa, preservação e valorização do Pão de Santo Antônio, que deve ter o formato de um pão saloio de 30 gramas. No dia 12 de Junho este pão está à venda por toda a cidade de Lisboa, revertendo os lucros a favor dos mais necessitados.
 Píter Garcia Venegas:
O Chef Peruano Piter García Venegas é o braço direito de Gastón Acurio, com quem trabalha há 12 anos.  Considerado um dos melhores chefs do mundo e referência na América Latina, Gastón Acurio, comanda o premiado Restaurante Astrid&Gaston e a rede La Mar, com mais de 38 restaurantes ao redor do mundo.
O Chef Piter Garcia, ao lado do Chef Hernán Taiana, promove a fusão de sabores no restaurante Astrid & Gaston em Lima, Peru, onde o estilo peruano-mediterrâneo permia o cardápio que oferece pratos exóticos e ingredientes indígenas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here