Enologia: Em Portugal, Brasil ultrapassa 40 prêmios em 2019

0
772

Presidente da OIV e diretor da ABE representaram o Brasil no concurso

Gilberto Simonaggio e Regina Vanderlinde/Acervo ABE

Ora, pois, pois! Foi no International Awards Virtus que os vinhos brasileiros romperam a barreira dos 40 prêmios somente este ano. Realizado em Lisboa, de 23 a 25 de março, o concurso conferiu 13 medalhas aos rótulos verde amarelos. As 462 amostras, entre vinhos, destilados e azeites foram degustadas por 40 degustadores de sete países.

O júri teve a oportunidade de degustar produtos provenientes da Alemanha, Brasil, Chile, China, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Gilberto Simonaggio, e a presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderlinde, estiveram presentes no evento. Para Simonaggio, o Brasil surpreendeu os degustadores. “O Brasil teve uma performance muito boa em todas as categorias, principalmente nos espumantes. Como presidente do júri, tive a oportunidade de mediar as avaliações de diversos profissionais do mundo do vinho, uma experiência enriquecedora”.

O enólogo comenta, ainda, que outro diferencial do concurso foi a degustação informatizada, que permitiu agilizar e dar mais confiabilidade na obtenção dos resultados, além da seleção dos profissionais para avaliação das diferentes categorias de vinhos, destilados e azeites apresentados no concurso. Este concurso contou  com a patronagem da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e para as próximas edições, vai continuar explorando as demais regiões vitivinícolas de Portugal, buscando fortalecimento do evento.

PREMIAÇÕES:

Grande Medalha de Ouro

Ponto Nero Live Celebration Brut Rosé – Domno do Brasil

Medalha de Ouro

Aurora Espumante Brut – Cooperativa Vinícola Aurora

Casa Valduga 130 Blanc de Noir – Casa Valduga Vinhos Finos

Garibaldi Espumante Prosecco – Cooperativa Vinícola Garibaldi

Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2017 – Miolo Wine Group

Ponto Nero Espumante Cult Brut Rosé – Domno do Brasil

Medalha de Prata

Aurora Reserva Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aurora

Casa Valduga 130 Espumante Brut – Casa Valduga Vinhos Finos

Garibaldi Espumante Chardonnay – Cooperativa Vinícola Garibaldi

Zanotto Cabernet Sauvingon – Vinícola Campestre

Zanotto Chardonnay – Vinícola Campestre

Zanotto Merlot – Vinícola Campestre

Zanotto Rosé Merlot – Vinícola Campestre

Foto: Acervo/ABE