Nas feiras a empreendedora Valéria Andrade, idealizadora do Universo Compartilhado Colab, de colaborativo, viu a oportunidade de se dar e dar a outros empreendedores, uma segunda chance
“Em minha jornada sempre busquei oportunizar e ajudar outras pessoas. Não me vejo fazendo algo que não seja nesse sentido: ajudar o outro”, diz Valéria Andrade, criadora do Universo Compartilhado Colab, espaço colaborativo para comerciantes.
A empreendedora começou muito cedo, ainda na adolescência, no mundo dos negócios quando, após se formar no técnico de Prótese Dentária, no Colégio Estadual do Paraná, montou seu próprio laboratório de prótese.
Com muito estudo e especializações não apenas na área de prótese, mas de administração, marketing e gerenciamento de pessoas, não demorou muito para que Valéria montasse a Clínica Andrade, construindo ali o início de seu império.
Muito mais do que isso, deu oportunidade para aqueles da mesma área, que não estavam tendo colocação no mercado.
Sua clínica chegou até outras cidades, como Itajaí e Porto Alegre, mas em tempos difíceis para o país, quando muitos empresários e pessoas perderam seu dinheiro, as coisas ficaram apertadas.
Com todo o estresse, a profissional protética achou nos eventos uma oportunidade de distrair-se dos “pepinos” que o ramo odontológico trazia.
“Eu tinha um depósito e comecei a fazer arranjo de flores, cestas de café da manhã e aquele era meu espaço para me acalmar”, relembra.
Sem a pretensão de tornar aquilo seu ofício, começou a fazer eventos sociais para seus amigos e quando percebeu já tinha uma empresa de eventos.
Deixou para trás o ramo de próteses e migrou para Guarujá-SP, onde trabalhou integralmente com formaturas, casamentos, festas e demais eventos.
Entretanto, o inesperado aconteceu e problemas de saúde surgiram para abalar os planos futuros, fazendo Valéria e sua família voltarem para Curitiba em busca não de uma expansão de negócios, mas sim em busca da salvação da própria vida.
A pandemia do corona vírus começou e com seu tratamento e também os negócios, mundialmente, interrompidos, Valéria decidiu que era hora de, com sua expertise e conhecimento, propor algo que fosse como uma luz no fim do túnel para aqueles que precisavam de uma renda e tinham sido abalados financeiramente em seus negócios.
“O Universo surgiu como uma ideia de compartilhar tudo o que o universo tem de bom, através de um espaço colaborativo para empoderamento de empreendedores pequenos, artistas e artesãos.
Eu queria ser a ponte de alívio para aqueles comerciantes que estavam surtando naquele momento”, explica a idealizadora.
O Universo é onde os empreendedores e artistas podem atrair novos públicos, mas, acima de tudo, apoiar uns aos outros e fazer o famoso “networking”, afim de adquirir novas experiências e clientela fiel.
Entre decretos e flexibilizações, em novembro de 2021 a Feira do Universo teve 300 expositores em um dia aumentando sua visibilidade e dando cada vez mais oportunidade para o comércio curitibano.
“Hoje, após dois anos do Universo Compartilhado, estamos com a parceria do clube Dom Pedro II, para nas feiras de 2023 darmos mais oportunidade e visibilidade para novos empresários”, alega Andrade.
Serviço:
Valéria Andrade
Organizadora de Feiras
41 9286-9641
@universo.colab.colab
Rua Brigadeiro Franco, 2845 Centro
Entre uma ligação e outra dos expositores, conseguimos fazer algumas perguntas para a empresária, que falou á redação:
No Sofá – Valéria, são quantos expositores na 2° Feira de Natal, que acontece nos dias 9, 10 e 11 de dezembro?
Valéria: São 170 expositores no final de semana, considerando que tem alguns nos três dias, alguns nos dois dias e outros em apenas um dia. Vagas rotativas.
No Sofá – Como anfitriã, como você está se sentindo a frente de uma Feira que cresce a cada edição?
Valéria: “Fico muito orgulhosa do resultado deste trabalho que foi feito nesse período de um ano e meio. Fui a primeira organizadora de Feiras a voltar à ativa depois da pandemia. Com a 2° Edição da Feira de Natal serão 3500 expositores no total nos últimos 18 meses. Isso me enche de orgulho porque é um trabalho árduo, nem sempre o público entende a nossa proposta, a gente tenta fazer sempre o melhor para o expositor, para o público, mais as dificuldades fazem parte do negócio. O resultado que a gente atinge na vida das pessoas. Somos a ponte entre o produtor e o público final, que adquire os produtos. Este esforço é muito gratificante”
No Sofá – Como Feira de Natal, deve reunir mais famílias. Qual a expectativa de publico?
Valéria- “A Feira de Natal está vindo com muitas atrações que vai alegrar bastante o final de semana da família, tem o Espaço Kids, Gastronomia com Chefs de Cozinha, estúdios de danças com apresentação nos três dias de Feira, a Visita do Papai Noel no domingo á tarde para fazer a foto de lembrança de final do ano, além de tudo estar sendo preparado com muito carinho e qualidade no artesanato e na arte natalina. Quem visitar a Feira sairá encantado com os presentes tanto para amigo secreto quanto para as festividades de final do ano”.
No Sofá –A próxima Feira já está marcada?
Valéria – “Á pedido dos expositores, haverá uma Feira em Janeiro, uma edição um final de semana antes do Carnaval, e á partir de Março em diante começa o cronograma completo das Feiras de 2023”.